Os pais sofrem de privação de sono durante seis anos

Após o nascimento do primeiro filho, mães e pais levam em média seis anos para recuperarem a duração e a qualidade do sono que tinha antes da gravidez, revelou uma nova investigação da Universidade de Warwick, na Inglaterra, com apoio do Instituto Alemão de Pesquisa Económica (DIW).

O estudo, esta segunda-feira publicado na revista científica Sleep, analisou dados recolhidos na Alemanha com pais que tinham acabado de ter o primeiro, segundo ou terceiro filho. Mais de 2.500 mulheres e 2.200 homens foram entrevistados presencialmente uma vez por ano entre 2008 a 2015.

Os participantes tiveram de avaliar a qualidade do sono numa escala de 0 a 10, sendo também questionados sobre quantas horas, em média, dormem num dia normal da semana e num dia normal do fim-de-semana.

“Embora ter filhos seja uma grande fonte de alegria para a maioria dos pais, as exigências e responsabilidades associadas a este papel levam a um sono mais curto e a uma menor qualidade do sono até seis anos depois do nascimento do primeiro filho”, explicou Sakari Lemola, um dos autores do estudo.

A pesquisa concluiu também que, a curto prazo, o nascimento tem efeitos mais fortes no sono das mães. Nos três primeiros meses após darem à luz, as mulheres dormem em média uma hora a menos do que antes da gravidez, enquanto a duração do sono dos pais sofre um decréscimo de 15 minutos.

“As mulheres tendem a experiencial mais distúrbios do sono do que os homens após o nascimento de uma criança, porque as mães ainda exercem o papel de cuidadora principal com mais frequência do que os pais”, afirma Lemola, investigadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Warwick.

Com filhos entre 4 e 6 anos de idade, a duração do sono das mães é ainda cerca de 20 minutos mais curta comparativa com as horas dormidas antes da gravidez, enquanto a dos pais segue 15 minutos menor.

Além das preocupações mais básicas quando nasce um filho – como acordar muitas vezes durante a noite e a alimentação com especial atenção – quando estes começam a crescer surgem também outras preocupações, entre as quais doenças, pesadelos, noites mal dormidas, medo do escuro.

Os efeitos da maternidade e da paternidade no sono foram mais acentuados nos chamados “pais de primeira viagem”. Nos primeiros seis meses do bebé, os efeitos também foram mais fortes em mães que amamentam do que em mães que não o fazem.

A pesquisa concluiu ainda que fatores financeiros (como uma maior renda familiar) ou psicossociais (como a mãe que conta com o pai na criação dos filhos) não parecem proteger os pais de terem o seu sono afetado durante os primeiros anos da criança.

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …