O país mais feliz do mundo tornou-se um inferno de traficantes de droga

A Costa Rica é conhecida há anos como um país pacífico e feliz, mas nos últimos tempos a nação tornou-se um importante centro de tráfico de drogas, levando a um aumento nos homicídios.

Segundo dados oficiais, os assassinatos aumentaram 66% na última década, com mais de 70% dos assassinatos relacionados com o narcotráfico. Isto levou o governo da Costa Rica a aumentar a presença policial nas ruas e a implementar leis mais rígidas contra o tráfico de drogas e armas.

A Costa Rica tem sido um país de trânsito de drogas vindas da Colômbia e do Equador, mas nos últimos anos, traficantes internacionais instalaram-se no país, tornando-o um importante centro para esconder e produzir drogas, escreve a VICE.

O consumo doméstico de drogas ilegais mais que duplicou, de acordo com um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Presidente costa-riquenho, Rodrigo Chaves, prometeu perseguir funcionários corruptos e traficantes de droga para tornar as ruas mais seguras para os cidadãos.

Além disso, destacou a questão dos gangues que recrutam crianças para trabalhar para eles, uma vez que enfrentam penalidades legais mais leves se cometerem crimes.

O Presidente do país pediu a capacidade de processar menores como adultos por crimes relacionados com o crime organizado.

Cartéis de drogas mexicanos costumavam pagar a gangsters costa-riquenhos para ajudar a levar pequenos barcos que transportavam cargas de cocaína da Colômbia. No entanto, nos últimos anos, os cartéis começaram a pagar aos seus colegas locais com cocaína, abrindo um novo mercado para os gangues.

A Costa Rica é um dos poucos países do mundo sem exército, mas o governo está a tomar medidas para resolver o problema do narcotráfico e da violência relacionada. Com o aumento da presença policial nas ruas e leis mais rígidas contra o tráfico de drogas e armas, a esperança é que o país possa regressar à sua reputação de um dos países mais felizes do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.