Pais de alunos da Trofa criam cartão que dá descontos

Marcelo Camargo / ABr

-

Para “dar o peito à crise” a Federação das Associações de Pais do Concelho da Trofa (FAPTROFA) lançou o cartão “Escola +” que dá descontos aos alunos e famílias aderentes em serviços e no comércio local.

António Ferreira é pai de uma menina de 11 anos, que frequenta a EB 2-3 da Trofa, e de um rapaz de 18 que está a concluir os estudos na Escola Secundária deste concelho.

Aderiu ao cartão “Escola +” logo no início do presente ano lectivo porque queria aproveitar de imediato os descontos em material escolar e livros. Entretanto inscreveu o filho na natação com total isenção na inscrição e com 5% de desconto na mensalidade.

“Quer num momento de crise quer em qualquer outro, é uma ideia com excelentes vantagens. Reduzir os custos do dia-a-dia é muito importante. Serve de incentivo para as famílias. As famílias podem tirar daqui para pôr ali. Poupar na natação e comprar aquele livro que estava adiado”, descreveu, à Lusa, António Ferreira.

Motivar e ajudar os pais de crianças e jovens da Trofa a dedicarem-se à educação e bem-estar dos filhos apesar da crise e ajudar a promover o comércio local foram os objectivos que levaram a FAPTROFA a lançar o “Escola +” em Setembro de 2013.

Seis meses depois do lançamento, a iniciativa conta com 1500 alunos aderentes, sendo que este número se multiplica por três, uma vez que os descontos são extensíveis a pai e mãe.

A federação criou uma página no Facebook, onde são divulgados os aderentes e condições oferecidas.

Os responsáveis dizem ter como expectativa alcançar os 5000 alunos no ano lectivo 2014/15, ou seja, as 15.000 pessoas.

Na Trofa este cartão é visto, pelas famílias, como uma “espécie de cartão jovem concelhio“. Já os comerciantes entendem que é “um cartão-de-visita” das suas lojas.

Depois da “forte” adesão por parte de livrarias e papelarias no arranque do ano escolar, segundo o presidente da FAPTROFA, José Maria Oliveira, foi a vez de “agarrar” os serviços.

O “Escola +” atinge descontos na área da pediatria na ordem dos 40%. Também existem protocolos com oftalmologistas e dentistas do concelho, entre outras especialidades.

“Já ultrapassamos os 70 parceiros. Talvez quase 80. Aparecem novos todos os dias. Um desconto aqui e ali pode significar mais clientes ao fim do mês”, descreveu José Maria Oliveira.

Com a novidade de incluir os pais nos descontos e a promoção do cartão na Escola Secundária recentemente a FAPTROFA registou a adesão de escolas de condução, vendedores de pneus, serviços de mecânica e está agora a trabalhar protocolos na área da restauração.

Esta ideia já resultou no interesse, contou José Maria Oliveira, de outras federações de pais a nível nacional.

E, no futuro, a FAPTROFA quer alargar os descontos ao comercio regional e a serviços nacionais, ou seja “atacando” os concelhos vizinhos, tudo em nome da ideia de que é preciso “dar o peito à crise”.

Outro projecto que está em estudo é fundir o “Escola +” com o cartão de acesso às escolas que é distribuído aos alunos pelos Agrupamentos Escolares.

“Estamos a trabalhar com os agrupamentos no sentido de perceber se existiriam benefícios em criar um cartão único. O mais importante é manter a linha de que em primeiro lugar está a educação e quando a economia pode ajudar, melhor”, concluiu o dirigente associativo.

O “Escola +” está implementado nas escolas da Trofa para alunos com idades entre os três e os 18 anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …