Pais do Amaral entre os maiores devedores “tóxicos” do Montepio

Mário Cruz / Lusa

O empresário Miguel Paes do Amaral

Um pequeno grupo de 50 empresários, alguns bem conhecidos, concentra os principais “calotes” que estão no balanço do Banco Montepio.

Estes 50 clientes são responsáveis por 700 milhões de euros em dívidas em risco – ou, mesmo, incobráveis – que estão no balanço do banco agora liderado por Dulce Mota. Um dos “devedores tóxicos” mais mediáticos é o empresário Miguel Pais do Amaral, que deve 23 milhões ao banco.

A notícia é avançada pelo Público, que acrescenta que apenas dez clientes estão na origem de 40% dos créditos mais ruinosos para o banco, que poderá estar prestes a reconhecer perdas no valor de 400 milhões de euros.

Um dos nomes menos surpreendentes é o do construtor José Guilherme, o mesmo que deu a “liberalidade” de 14 milhões a Ricardo Salgado. Nas vésperas do colapso do BES, o construtor obteve 28 milhões de euros do banco então liderado por António Tomás Correia.

Também no topo da lista dos maiores devedores estão a cadeia de hotéis NH (68 milhões), o empresário Rui Alegre, ex-quadro do Grupo Amorim (40 milhões), a Somague/Sacyr (39 milhões), o Invesfundo (onde José Guilherme tem posição, com 38 milhões) e a Fibeira, do empresário e conhecido colecionador de arte Armando Martins (25 milhões).

A dever 23 milhões de euros está Pais do Amaral, ex-grupo Leya, que chegou a controlar a TVI e ganhou notoriedade pública pela vida social ativa e ligação ao automobilismo. Logo abaixo da fasquia dos 20 milhões, estão devedores como o Grupo Lena (15 milhões), o construtor Aprígio Santos (12 milhões) e a Britalar, empresa do presidente do Sporting de Braga, António Salvador (11 milhões).

Estes são créditos ruinosos que o Montepio terá de reconhecer e, em grande medida, tirar do balanço para conseguir cumprir os máximos que estão a ser definidos pelos reguladores, a nível europeu, relativos à proporção de créditos ruinosos na carteira de cada banco.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Claro, para brincar como dono de uma estação de televisão, fazer corridas de auomóveis sport caríssmos, o dinheiro dos outros dá muito mais jeito para gastar que o próprio.

    • Muito simples, pagar as dividas do filho.
      Há na praça um banqueiro (r), em que o filho pediu um crédito, não no banco do paizinho, não o pagou, telefonou-se ao paizinho e imediatamente foi liquidado…nem bufou.

    • Ligações perigosas e da média noite…e só sabe a metade….mas quem se mete com o PS leva…será por isso que a do Norte ainda não veio ao baile.

  2. enquanto o zé aceitar que os politiqueiros do Estado colectivista nos obriguem a todos a pagar dívidas que não são nossas, assim continuaremos.

    ninguém olha para a Islândia, onde os zé de lá disseram à banca para ir dar uma voltinha ao bilhar grande, lá não existiram too big to fail, por cá são todos.

  3. Sou mesmo lerdo… Quando cheguei ao fim é que percebi que esta era uma lista de caloteiros… Quando comecei a ler pensei tratar-se de uma lista de “comedores”, perdão, COMENDADORES….

RESPONDER

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …