Pais do Amaral entre os maiores devedores “tóxicos” do Montepio

Mário Cruz / Lusa

O empresário Miguel Paes do Amaral

Um pequeno grupo de 50 empresários, alguns bem conhecidos, concentra os principais “calotes” que estão no balanço do Banco Montepio.

Estes 50 clientes são responsáveis por 700 milhões de euros em dívidas em risco – ou, mesmo, incobráveis – que estão no balanço do banco agora liderado por Dulce Mota. Um dos “devedores tóxicos” mais mediáticos é o empresário Miguel Pais do Amaral, que deve 23 milhões ao banco.

A notícia é avançada pelo Público, que acrescenta que apenas dez clientes estão na origem de 40% dos créditos mais ruinosos para o banco, que poderá estar prestes a reconhecer perdas no valor de 400 milhões de euros.

Um dos nomes menos surpreendentes é o do construtor José Guilherme, o mesmo que deu a “liberalidade” de 14 milhões a Ricardo Salgado. Nas vésperas do colapso do BES, o construtor obteve 28 milhões de euros do banco então liderado por António Tomás Correia.

Também no topo da lista dos maiores devedores estão a cadeia de hotéis NH (68 milhões), o empresário Rui Alegre, ex-quadro do Grupo Amorim (40 milhões), a Somague/Sacyr (39 milhões), o Invesfundo (onde José Guilherme tem posição, com 38 milhões) e a Fibeira, do empresário e conhecido colecionador de arte Armando Martins (25 milhões).

A dever 23 milhões de euros está Pais do Amaral, ex-grupo Leya, que chegou a controlar a TVI e ganhou notoriedade pública pela vida social ativa e ligação ao automobilismo. Logo abaixo da fasquia dos 20 milhões, estão devedores como o Grupo Lena (15 milhões), o construtor Aprígio Santos (12 milhões) e a Britalar, empresa do presidente do Sporting de Braga, António Salvador (11 milhões).

Estes são créditos ruinosos que o Montepio terá de reconhecer e, em grande medida, tirar do balanço para conseguir cumprir os máximos que estão a ser definidos pelos reguladores, a nível europeu, relativos à proporção de créditos ruinosos na carteira de cada banco.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Claro, para brincar como dono de uma estação de televisão, fazer corridas de auomóveis sport caríssmos, o dinheiro dos outros dá muito mais jeito para gastar que o próprio.

    • Muito simples, pagar as dividas do filho.
      Há na praça um banqueiro (r), em que o filho pediu um crédito, não no banco do paizinho, não o pagou, telefonou-se ao paizinho e imediatamente foi liquidado…nem bufou.

    • Ligações perigosas e da média noite…e só sabe a metade….mas quem se mete com o PS leva…será por isso que a do Norte ainda não veio ao baile.

  2. enquanto o zé aceitar que os politiqueiros do Estado colectivista nos obriguem a todos a pagar dívidas que não são nossas, assim continuaremos.

    ninguém olha para a Islândia, onde os zé de lá disseram à banca para ir dar uma voltinha ao bilhar grande, lá não existiram too big to fail, por cá são todos.

  3. Sou mesmo lerdo… Quando cheguei ao fim é que percebi que esta era uma lista de caloteiros… Quando comecei a ler pensei tratar-se de uma lista de “comedores”, perdão, COMENDADORES….

RESPONDER

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto pode dar 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …