Liga dos Campeões. O pai esteve “off” e Coman deu o beijo de Judas

Miguel A. Lopes / EPA

Neymar esteve longe de impressionar e terminou o encontro em lágrimas. Enquanto isso, Coman marcou frente à sua antiga equipa, selando a conquista do ‘caneco’ pelo Bayern Munique.

Decorria o minuto 59 quando a cabeça de Kingsley Coman – extremo formado na academia parisiense – valeu ouro e o sexto título na prova para o emblema germânico, o primeiro desde 2013. O Bayern Munique venceu o PSG por 1-0 e conquistou a edição 2019/20 da Liga dos Campeões.

É a primeira vez que o campeão europeu termina a Liga dos Campeões vencendo todos os jogos. Em 11 jogos, o Bayern marcou 43 golos, o que consiste numa impressionante média de 3,9 golos por encontro. Na baliza, Manuel Neuer concedeu apenas oito golos.

O emblema alemão venceu todos os jogos do grupo, derrotando por duas vezes Olympiacos, Tottenham e Estrela Vermelha. Na fase a eliminar, eliminou o Chelsea, ‘massacrou’ o Barcelona e selou o bilhete para a final com uma vitória sólida sobre o Lyon.

“Estou orgulhoso da equipa. Quando começamos, em novembro, li manchetes como: Não há mais respeito pelo Bayern, não há mais medo do Bayern. O desenvolvimento da equipa nos últimos dez meses foi sensacional. Fizemos o melhor uso de tudo, inclusive da paragem devido ao coronavírus. Vimos que o PSG era muito forte ofensivamente, mas mesmo assim jogámos com ousadia e merecemos a vitória”, disse o técnico germânico Hansi Flick.

No comando técnico do Bayern, Flick ganhou 33 dos 36 jogos disputados, conquistando três troféus pelo clube.

Kingsley Coman acabou por ser o herói da final ao marcar o golo decisivo frente à sua antiga equipa. Com apenas 24 anos de idade, o francês já ergueu 20 troféus. Ao serviço do Bayern, foi campeão alemão cinco vezes, venceu três Taças e três Supertaças; pela Juventus, foi duas vezes campeão italiano, venceu uma Taça e uma Supertaça; e pelo PSG, foi campeão francês duas vezes, venceu uma Taça e uma Supertaça.

Entre os postes, Neuer foi também uma verdadeira muralha, evitando em várias ocasiões o golo parisiense.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1297637868781932546

“É incrível como nos sentimos agora. Temos a impressão que percorremos um caminho tão longo desde novembro. Não sei o que outros viram, mas nós merecemos ganhar esta final pela forma com jogámos. Eles também tiveram oportunidades, mas nós temos Neuer na baliza. Não foi o nosso melhor jogo, mas tentámos vencer a Taça”, disse Thomas Muller no final do encontro.

Embora tenha estado algo apagado na final, há também outro jogador que merece destaque. Alphonso Davies, o canadiano de 19 anos, foi uma das principais surpresas da competição. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e mudou-se muito cedo para o Canadá. Evidenciou-se ao serviço dos Vancouver Whitecaps, na MLS, acabando por se transferir para a Baviera no ano passado.

Como tudo, há sempre o outro lado da moeda. Se os jogadores e equipa técnica do Bayern festejaram pela noite dentro, a equipa do PSG saiu cabisbaixa e em lágrimas do campo do Estádio da Luz.

Este domingo o “papai” esteve em modo “offline” e não conseguiu exibir-se ao mesmo nível que apresentou nas vitórias ante a Atalanta e Leipzig. Neymar desperdiçou uma excelente oportunidade para marcar e, além de não ter sido assertivo no momento da finalização, poucas vezes conseguiu criar perigo a jogar entre linhas.

É certo que foi “caçado” e sofreu com a agressividade alemã, mas não teve o génio que se esperava. Dos nove dribles tentados, apenas quatro tiveram êxito e, nas 57 ações que protagonizou, em 17 perdeu a bola.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1297642833151774721

No final do jogo, as lágrimas escorriam pelo rosto do internacional brasileiro, que foi confortado por David Alaba e outros jogadores do Bayern.

“Perder faz parte do desporto, tentámos de tudo, lutamos até ao final. Obrigado pelo apoio e carinho de cada um de vocês. Parabéns ao Bayer”, escreveu Neymar na rede social Twitter, após o jogo.

https://twitter.com/neymarjr/status/1297664505045028865

DC, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …