Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

echiner1 / Flickr

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a Doutrina da Fé, que defendeu que a igreja “não pode abençoar o pecado” e decidiu que as uniões de pessoas do mesmo sexo não podem ser abençoadas, foi conhecida em meados de março e contou com o apoio do Papa Francisco.

Em resposta a esta proibição, um grupo de 100 padres alemães, críticos das orientações oficiais da Igreja Católica, está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo, desafiando a doutrina do Vaticano.

No seio da Igreja Católica, as posições divergem. Os sacerdotes que integram esta iniciativa defendem que não se deve fechar aos crentes, independentemente da identidade sexual.

“Os casais que participem devem poder receber a bênção que Deus lhes quer dar sem qualquer secretismo”, salienta o grupo, num manifesto.

O Público escreve que, esta semana, sacerdotes de todo o país começaram a abençoar várias uniões, incluindo entre casais de divorciados, recasados, não casados e pessoas do mesmo sexo.

“Vamos ter toda a diversidade do amor”, disse à Reuters o padre Christian Olding, da cidade de Geldern. “Se dizemos que Deus é amor, não posso dizer a pessoas que comungam a lealdade, unidade e responsabilidade uma com a outra que o que têm não é amor, que é um amor de quinta ou sexta categoria.”

A proibição emitida pelo Vaticano em março deixou a ala mais progressista da Igreja Católica frustrada. Para os padres do grupo Liebe Gewinnt, a orientação foi “uma chapada na cara das pessoas de todo o mundo”, uma vez que Francisco era encarado como um Papa abeto a uma doutrina mais inclusiva.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Deus é amor. Pois é…, mas não é Contra Natura.
    Faz sentido, alguns desses padres também desejariam ser iguais àqueles que são abençoados…

    • Sobre “Contra Natura” (ou seja, contrário ao que é natural): Não são as teorias humanas que determinam o que é, ou deixa de ser, “Contra Natura”. A Natureza trata disso. E desconfio que, se o comportamento existe na Natureza, então certamente não é “Contra Natura”!

  2. Oi Js, só para dizer que parece que não me expliquei do melhor jeito, né?… Quando disse “contra natura” o que eu estava mesmo querendo dizer seria “contra humanae naturae”. Nossa… Eu sei que tem muito bichinho primitivo que gosta… Pois até há bichinho que nasce hermafrodita, né?
    Fica bem… Tchau querido!

RESPONDER

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …