Padarias venezuelanas cortam produção e racionam pão por falta de farinha

toqduj / Flickr

-

Dezenas de padarias de vários Estados da Venezuela estão a limitar a quantidade de pães que os clientes podem comprar, devido a uma redução forçada da produção, ocasionada pela falta de farinha de trigo.

“Nas últimas semanas o abastecimento da matéria-prima tem ocorrido de maneira irregular. Há inclusive algumas padarias que estão fechadas porque não têm farinha e outras estão a trabalhar com farinha emprestada”, explicou o proprietário de uma padaria à Agência Lusa.

O mesmo padeiro explicou que optou “por reduzir a produção e a quantidade de pão que cada pessoa pode comprar, para fazer durar o limitado inventário durante mais algum tempo”.

Em Caracas, as vitrinas de várias padarias em Chacaíto, La Florida, Chacao, Los Chorros, La Carlota, Los Cortijos, Los Ruices e Los Dos Caminos, estavam hoje parcialmente vazias, exibindo apenas alguns tipos de pão, enquanto nalguns sítios os clientes queixavam-se de que não conseguiam o que procuravam.

O presidente da Federação de Trabalhadores da Farinha, Juan Crespo, disse hoje aos jornalistas que a falta de trigo obrigou à redução do horário de trabalho no sector da moagem e à paralisação de 12 moinhos, prevendo que o reduzido inventário termine antes do fim de Julho.

Por outro lado, explicou que a demanda nacional de farinha de trigo, na Venezuela, é de 70.000 toneladas mensais e que apenas 10.000 toneladas estão em processo de chegada ao país.

Vários comerciantes confirmaram telefonicamente à Agência Lusa que também nos Estados venezuelanos de Arágua, Carabobo, Bolívar e Anzoátegui, os padeiros foram obrigados a reduzir a produção e a limitar a quantidade de pão que os clientes podem comprar diariamente.

Os comerciantes atribuem a situação a dificuldades para obter dólares para a importação de matéria-prima e à fixação de preços máximos de venda ao público, imposta pelo Executivo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …