Cientistas desenvolvem pacemaker alimentado por batimentos cardíacos

Lucien Monfils / Wikimedia

Radiografia de um paciente com um pacemaker

Uma equipa de investigadores desenvolveu um dispositivo que converte a energia mecânica do coração em energia elétrica. O pacemaker foi testado com sucesso em porcos.

Os cientistas afirmam que este avanço na medicina é um importante passo para o desenvolvimento de dispositivos médicos implantáveis sem bateria. As baterias atuais dos pacemakers têm uma duração de sete a dez anos e substituí-los implica uma cirurgia que não sai barata aos pacientes.

Este novo pacemaker consiste em três componentes: um gerador ligado ao coração que converte a energia mecânica do órgão em energia elétrica; uma unidade que gere a energia e a armazena; e o próprio pacemaker, que estimula e regula o músculo cardíaco.

Zhou Li, do Beijing Institute of Nanoenergy and Nanosystems, e Zhong Lin Wang, do Georgia Institute of Technology, implantaram o inovador dispositivo em dois porcos machos adultos. No primeiro animal, que tinha um coração saudável, a equipa de cientistas testou de que forma o gerador colheu a energia.

Os cientistas acionaram o dispositivo e foi gerada energia mais do que suficiente para alimentar uma versão humana do pacemaker, segundo o artigo científico publicado na Nature Communications. Quando o dispositivo – que havia sido carregado pelo coração do porco durante cerca de uma hora – estava ligado, os batimentos cardíacos do animal tornaram-se regulares e permaneceram assim, mesmo depois de ter sido desligado.

O tamanho, a segurança e a eficiência deste novo dispositivo ainda precisam de ser melhorados, pelo que o teste em seres humanos ainda não tem data marcada. ainda assim, para o engenheiro biomédico da Duke University, Patrick Wolf, esta é “uma conquista significativa“.

Ainda assim, segundo o Scientific American, os obstáculos de tamanho e eficiência são significativos, e a eficácia do pacemaker num coração menos dinâmico e doente ainda está por determinar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …