Cientistas desenvolvem pacemaker alimentado por batimentos cardíacos

Lucien Monfils / Wikimedia

Radiografia de um paciente com um pacemaker

Uma equipa de investigadores desenvolveu um dispositivo que converte a energia mecânica do coração em energia elétrica. O pacemaker foi testado com sucesso em porcos.

Os cientistas afirmam que este avanço na medicina é um importante passo para o desenvolvimento de dispositivos médicos implantáveis sem bateria. As baterias atuais dos pacemakers têm uma duração de sete a dez anos e substituí-los implica uma cirurgia que não sai barata aos pacientes.

Este novo pacemaker consiste em três componentes: um gerador ligado ao coração que converte a energia mecânica do órgão em energia elétrica; uma unidade que gere a energia e a armazena; e o próprio pacemaker, que estimula e regula o músculo cardíaco.

Zhou Li, do Beijing Institute of Nanoenergy and Nanosystems, e Zhong Lin Wang, do Georgia Institute of Technology, implantaram o inovador dispositivo em dois porcos machos adultos. No primeiro animal, que tinha um coração saudável, a equipa de cientistas testou de que forma o gerador colheu a energia.

Os cientistas acionaram o dispositivo e foi gerada energia mais do que suficiente para alimentar uma versão humana do pacemaker, segundo o artigo científico publicado na Nature Communications. Quando o dispositivo – que havia sido carregado pelo coração do porco durante cerca de uma hora – estava ligado, os batimentos cardíacos do animal tornaram-se regulares e permaneceram assim, mesmo depois de ter sido desligado.

O tamanho, a segurança e a eficiência deste novo dispositivo ainda precisam de ser melhorados, pelo que o teste em seres humanos ainda não tem data marcada. ainda assim, para o engenheiro biomédico da Duke University, Patrick Wolf, esta é “uma conquista significativa“.

Ainda assim, segundo o Scientific American, os obstáculos de tamanho e eficiência são significativos, e a eficácia do pacemaker num coração menos dinâmico e doente ainda está por determinar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …