O Pac-Man foi projetado para atrair as mulheres para o mundo dos videojogos

A série de documentário da Netflix “High Score” examina a história dos primeiros videojogos. No primeiro episódio, a série fala de Space Invaders, Missile Command e o Pac-Man, que foi inicialmente criado para atrair mulheres.

Nesse episódio, Toru Iwatani, o criador do Pac-Man, explica que, no final dos anos 70, os “centros de jogos eram lugares onde os homens jogavam, onde se fazia coisas como disparar contra alienígenas mortos. Eram sujos, fedorentos e escuros. Não havia jogos disponíveis para mulheres. Portanto, o meu objetivo certamente era mudar isso”, disse, de acordo com o CBR.

Iwatani visitava estes lugares pelo menos uma vez por semana – apenas para observar. Monitorizava os tipos de pessoas que frequentavam os centros de jogos e os tipos de jogos que jogavam.

A resposta para as reflexões de Iwatani veio durante o processo de brainstorming. “Comer não envolve e talvez as mulheres também possam divertir-se com um jogo assim”.

Quando começaram a trabalhar nesse conceito para um jogo, dividiram uma pizza. Quando Iwatani removeu uma fatia da pizza inteira. “Foi quando o Pac-Man apareceu pela primeira vez”, disse.

Pac-Man tornou-se um jogo icónico que foi transportado para consolas e dispositivos móveis. Há também uma série spin-off, Ms. Pac-Man, que é um bestseller premiado.

A premissa básica do jogo é comer todos os biscoitos num labirinto sem ser apanhado por nenhum fantasma, o que irá reiniciar o progresso do Pac-Man ou matá-lo imediatamente.

No documentário, Iwatani disse que, embora a ideia de um jogo seja importante, o aspeto visual é igualmente imperativo para criar uma experiência de jogo estelar. Pac-Man é “apenas uma coisa amarela comedora com uma boca, sem olhos e sem nariz” – e o seu design simplista tornou-o extremamente popular.

“High Score” descreve a “Febre Pac-Man” do início dos anos 80 como algo semelhante à Beatlemania. Num segmento de notícias da época, várias mulheres jovens falam sobre como a personagem é “fofa” e como gostam de vê-lo a mastigar biscoitos enquanto se move pelo labirinto.

Iwatani presumiu que o jogo seria popular no Japão, mas não fazia ideia de quão rápido chegaria aos Estados Unidos. Em 1981, Pac-Man era o jogo mais vendido nos Estados Unidos. O personagem inspirou canções pop, tinha a sua própria série de desenhos animados e era destaque em endorsements para produtos como a 7-Up.

Havia quem criticasse a repetição do jogo e como era fácil de dominar. Ainda assim, a popularidade do Pac-Man persiste.

Este ano, o Pac-Man celebra o seu 40º aniversário e houve um aumento nos produtos e música para celebrar o ícone da cultura pop.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …