//

O Pac-Man foi projetado para atrair as mulheres para o mundo dos videojogos

1

A série de documentário da Netflix “High Score” examina a história dos primeiros videojogos. No primeiro episódio, a série fala de Space Invaders, Missile Command e o Pac-Man, que foi inicialmente criado para atrair mulheres.

Nesse episódio, Toru Iwatani, o criador do Pac-Man, explica que, no final dos anos 70, os “centros de jogos eram lugares onde os homens jogavam, onde se fazia coisas como disparar contra alienígenas mortos. Eram sujos, fedorentos e escuros. Não havia jogos disponíveis para mulheres. Portanto, o meu objetivo certamente era mudar isso”, disse, de acordo com o CBR.

Iwatani visitava estes lugares pelo menos uma vez por semana – apenas para observar. Monitorizava os tipos de pessoas que frequentavam os centros de jogos e os tipos de jogos que jogavam.

A resposta para as reflexões de Iwatani veio durante o processo de brainstorming. “Comer não envolve e talvez as mulheres também possam divertir-se com um jogo assim”.

Quando começaram a trabalhar nesse conceito para um jogo, dividiram uma pizza. Quando Iwatani removeu uma fatia da pizza inteira. “Foi quando o Pac-Man apareceu pela primeira vez”, disse.

Pac-Man tornou-se um jogo icónico que foi transportado para consolas e dispositivos móveis. Há também uma série spin-off, Ms. Pac-Man, que é um bestseller premiado.

A premissa básica do jogo é comer todos os biscoitos num labirinto sem ser apanhado por nenhum fantasma, o que irá reiniciar o progresso do Pac-Man ou matá-lo imediatamente.

No documentário, Iwatani disse que, embora a ideia de um jogo seja importante, o aspeto visual é igualmente imperativo para criar uma experiência de jogo estelar. Pac-Man é “apenas uma coisa amarela comedora com uma boca, sem olhos e sem nariz” – e o seu design simplista tornou-o extremamente popular.

“High Score” descreve a “Febre Pac-Man” do início dos anos 80 como algo semelhante à Beatlemania. Num segmento de notícias da época, várias mulheres jovens falam sobre como a personagem é “fofa” e como gostam de vê-lo a mastigar biscoitos enquanto se move pelo labirinto.

Iwatani presumiu que o jogo seria popular no Japão, mas não fazia ideia de quão rápido chegaria aos Estados Unidos. Em 1981, Pac-Man era o jogo mais vendido nos Estados Unidos. O personagem inspirou canções pop, tinha a sua própria série de desenhos animados e era destaque em endorsements para produtos como a 7-Up.

Havia quem criticasse a repetição do jogo e como era fácil de dominar. Ainda assim, a popularidade do Pac-Man persiste.

Este ano, o Pac-Man celebra o seu 40º aniversário e houve um aumento nos produtos e música para celebrar o ícone da cultura pop.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.