/

Pablo Escobar dá nome a restaurante em Singapura. Escolha causou indignação

Os proprietários de um restaurante em Singapura geraram uma onda de controvérsia ao dar ao seu restaurante o nome de Pablo Escobar. 

Numa entrevista à revista local de estilo de vida, de modo a promover o lançamento de Pablo’s Kitchen, os três proprietários foram citados como “grandes fãs” da série Narcos da Netflix, cujas temporadas anteriores se centraram na vida de Escobar na Colômbia, sobretudo na sua ascensão como traficante de cocaína.

A série foi alvo de uma crítica bastante positiva a nível internacional, mas também atraiu comentários negativos por glorificar Escobar e alimentar uma narrativa de estereótipos racistas.

No menu do Pablo’s Kitchen foram integrados pratos que remetem à atividade Escobar, por isso é possível comer “sicários” e “frango de cartel”.

A página do Facebook e as contas do Instagram do restaurante também mostram um logótipo com o nome, um desenho do rosto de Escobar da série Netflix e duas facas cruzadas.

Questionado sobre a escolha controversa, Alex Neo, co-proprietário do restaurante, disse na entrevista à revista que “se a comida for boa, pode-se chama-la de qualquer coisa”.

Contudo, depois de alguns comentários negativos à escolha do nome, os proprietários revelaram que fariam algumas alterações não especificadas no restaurante.

“Queremos deixar claro que a nossa equipa desaprova os crimes de narcoterrorismo”, escreveram os proprietários um post do Facebook.

Acrescentaram ainda que “tal como a série de TV Netflix, o Pablo’s Kitchen é atraído pela história da repressão às drogas. Para evitar mal-entendidos, faremos alterações no nosso espaço na próxima semana”.

O VICE falou com um representante do Pablo’s Kitchen, que afirmou que a equipa estava a tratar de resolver as críticas e não tinha mais comentários a acrescentar.

Pablo Escobar foi morto durante um tiroteio em 1993, após uma carreira turbulenta que abalou a Colômbia e causou a morte de inúmeras vítimas.

Ainda assim, o seu nome continua vivo e este não é o primeiro restaurante a homenagear o traficante. Estabelecimentos na Austrália e na Nova Zelândia também lançaram hambúrgueres com o seu nome.

Também em Singapura, outro bar chamado “Escobar” abriu em 2018, oferecendo comida com o tema da série Narcos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.