Pablo Escobar dá nome a restaurante em Singapura. Escolha causou indignação

Os proprietários de um restaurante em Singapura geraram uma onda de controvérsia ao dar ao seu restaurante o nome de Pablo Escobar. 

Numa entrevista à revista local de estilo de vida, de modo a promover o lançamento de Pablo’s Kitchen, os três proprietários foram citados como “grandes fãs” da série Narcos da Netflix, cujas temporadas anteriores se centraram na vida de Escobar na Colômbia, sobretudo na sua ascensão como traficante de cocaína.

A série foi alvo de uma crítica bastante positiva a nível internacional, mas também atraiu comentários negativos por glorificar Escobar e alimentar uma narrativa de estereótipos racistas.

No menu do Pablo’s Kitchen foram integrados pratos que remetem à atividade Escobar, por isso é possível comer “sicários” e “frango de cartel”.

A página do Facebook e as contas do Instagram do restaurante também mostram um logótipo com o nome, um desenho do rosto de Escobar da série Netflix e duas facas cruzadas.

Questionado sobre a escolha controversa, Alex Neo, co-proprietário do restaurante, disse na entrevista à revista que “se a comida for boa, pode-se chama-la de qualquer coisa”.

Contudo, depois de alguns comentários negativos à escolha do nome, os proprietários revelaram que fariam algumas alterações não especificadas no restaurante.

“Queremos deixar claro que a nossa equipa desaprova os crimes de narcoterrorismo”, escreveram os proprietários um post do Facebook.

Acrescentaram ainda que “tal como a série de TV Netflix, o Pablo’s Kitchen é atraído pela história da repressão às drogas. Para evitar mal-entendidos, faremos alterações no nosso espaço na próxima semana”.

O VICE falou com um representante do Pablo’s Kitchen, que afirmou que a equipa estava a tratar de resolver as críticas e não tinha mais comentários a acrescentar.

Pablo Escobar foi morto durante um tiroteio em 1993, após uma carreira turbulenta que abalou a Colômbia e causou a morte de inúmeras vítimas.

Ainda assim, o seu nome continua vivo e este não é o primeiro restaurante a homenagear o traficante. Estabelecimentos na Austrália e na Nova Zelândia também lançaram hambúrgueres com o seu nome.

Também em Singapura, outro bar chamado “Escobar” abriu em 2018, oferecendo comida com o tema da série Narcos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …