Ovos de tartaruga falsos estão a ajudar a combater o crime na Costa Rica

Investigadores criaram uma nova técnica que pode ajudar a acabar com a caça ilegal e tráfico de ovos de tartarugas marinhas, muito comum na América Central.

De acordo com o site Science Alert, na América Central, muitos ovos de tartarugas marinhas (mais de 90% em algumas praias) nem chegam a eclodir porque são recolhidos por caçadores ilegais e traficados pelas cidades como alimento.

Por isso, cientistas testaram uma nova técnica que pode ajudar a acabar com este fenómeno. Algo tão simples como esconder dispositivos GPS em ovos falsos para rastrear o percurso destes criminosos.

Para testar esta tecnologia, chamada InvestEGGator, a equipa colocou 101 destes ovos falsos em ninhos de tartarugas marinhas espalhados por quatro praias da Costa Rica. No geral, foi implantado um ovo falso por ninho, uma vez que os caçadores costumam levar a ninhada inteira.

Destes dispositivos, cerca de 25% foram levados quando a ninhada foi roubada ilegalmente da praia. Os restantes foram deixados nas suas ninhadas. Quando os investigadores verificaram esses locais, os ovos reais eclodiram normalmente, mostrando que estes iscos não prejudicavam o seu desenvolvimento.

A partir dos ovos roubados, a equipa conseguiu rastrear cinco ninhadas traficadas: três da vulnerável tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e duas da ameaçada tartaruga-verde (Chelonia mydas).

“Mostrámos que é possível rastrear ovos retirados ilegalmente da praia até ao consumidor final, e prova disso foi o caminho mais longo rastreado, que identificou toda a cadeia de comércio durante 137 quilómetros“, afirma a bióloga Helen Pheasey, da Universidade de Kent, no Reino Unido, e uma das autoras do estudo publicado, a 5 de outubro, na revista científica Current Biology.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liverpool está interessado em João Félix (e já acenou com 80 milhões de euros)

Com João Félix a ter dificuldades em adaptar-se ao futebol do Atlético de Madrid, o Liverpool está disposto a avançar com uma proposta de 80 milhões de euros. O Liverpool estará interessado na contratação de João …

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas. Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …