Ouvido de surfista: antigos mergulhadores do Panamá já sofriam desta condição

(dr) Smith-Guzman and Cooke

Uma equipa de cientistas ficou surpreendida ao descobrir um caso de exostose, comummente conhecida como “ouvido de surfista”, num crânio encontrado num cemitério antigo no Panamá.

Surfistas e mergulhadores, que passam muito tempo em água fria, sofrem muitas vezes de uma condição conhecida como “ouvido de surfista”, na qual uma pequena protuberância óssea se forma no osso temporal, bloqueando parte do canal auditivo.

Recentemente, uma equipa de arqueólogos encontrou os mesmos crescimentos ósseos nos crânios de pessoas que vivam no Panamá pré-colombiano, há 2.400 anos. Os especialistas suspeitam de que os crânios sejam restos de mergulhadores especialistas em pérolas que passaram a sua vida a pescar em busca de objetos valiosos no fundo do oceano.

Nicole Smith-Guzman e Richard Cooke, do Smithsonian Tropical Research Institute, encontraram os tais crescimentos ósseos em oito crânios com canais auditivos intactos – sete homens e uma mulher, adianta o ArsTechnica.

Além disso, entre os crânios que ainda tinham canais auditivos intactos em ambos os lados, 12,2% dos homens e 3,3% das mulheres tinham ouvido de surfista em, pelo menos, um dos lados. A maioria tinha casos leves ou moderados, mas um homem apresentava um crescimento suficiente para bloquear mais de dois terços do canal auditivo, o que pode ter sido suficiente para causar perda auditiva.

A frequência relativamente baixa dos crescimentos sugere que um grupo de homens acabava, regularmente, com água fria nos seus canais auditivos. A maioria das pessoas que vivem na costa do Panamá (especialmente os homens), passou muito tempo na água, dado que a pesca era uma parte importante da economia local.

Mas, se a água fria do oceano fosse suficiente para causar “ouvido se surfista”, um em cada dez homens sofreria desta condição. Assim, a relativa raridade do problema levou os cientistas a considerar que havia um pequeno número de pessoas da costa do Panamá a fazer uma atividade mais imersiva: como mergulho em busca de ostras.

Os mergulhadores com ouvido de surfista analisados pelos especialistas teriam passado décadas a mergulhar nas águas frias do Golfo do Panamá para trazer à tona objetos de valor. Esta exposição a longo prazo poderia explicar a condição de que padeciam, que leva vários a anos para se desenvolver.

Segundo o artigo publicado recentemente no American Journal of Physical Anthropology, o ouvido de surfista acontece quando a pele fina do canal auditivo se torna incapaz de proteger o osso da água fria, causando inflamação na membrana na parte externa do osso, chamada periósteo.

Com o tempo, a inflamação faz com que o osso crie camadas extras, o que aumenta o risco de infeção porque se torna mais difícil remover a água e os detritos do ouvido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …