/

Médicos pensavam que português tinha otite. Afinal eram larvas carnívoras

3

New England Journal of Medicine

O ouvido do paciente (E) e as larvas retiradas (D).

Médicos do Hospital do Pedro Hispano pensavam que um paciente tinha uma otite, mas descobriram que afinal eram larvas carnívoras.

Um homem de 64 anos chegou ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com um historial de cinco dias de “dor, comichão e hemorragia no ouvido esquerdo”. Os médicos pensavam que se tratava de uma otite, mas depararam-se com várias larvas carnívoras a bloquearem o canal auditivo.

O caso é tão peculiar que os médicos Catarina Rato e Gustavo Santos publicaram recentemente um artigo científico na revista New England Journal of Medicine.

Na chegada às urgências, o otorrinolaringologista que o avaliou encontrou uma dezenas de larvas no ouvido do paciente. Ao tentar retirar as larvas, a médica descobriu que parte do tímpano do paciente tinha sido perfurado pelas larvas.

O ouvido foi depois higienizado com gotas antibióticas e foi-lhe receitado um antibiótico para combater uma potencial infeção.

Os vermes em questão eram da espécie Cochliomyia hominivorax, uma larva de mosca parasítica que é conhecida por comer tecidos de animais, explica a CNN Portugal.

Estes insetos devoram os tecidos de animais, onde as fêmeas depositam ovos. Se a infeção não for devidamente tratada, o paciente pode até morrer.

ZAP //

3 Comments

  1. A questão é , como se pode chegar a este ponto en termos de Saúde ???? . Isto não apareceu de un Dia para o outro , foi atendido por algum Medico antes de ser diagnosticado no Hospital en questão ?

  2. Já estão a atacar os médicos sem saber em pormenor o que se passou.
    Há muitas pessoas, principalmente as de mais idade, que têm muita renitência em ir ao médico, só vão mesmo quendo não aguentam. E as larvas desenvolvem-se em poucas horas, fiquem sabendo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.