/

Ossos feitos à medida estão a ser impressos a 3D e implantados em pessoas

Uma nova técnica permite criar implantes 3D de ossos personalizados à medidas. Os implantes fundem-se com o osso original até se degradarem completamente.

A empresa dinamarquesa Particle3D está a revolucionar as vidas dos pacientes que precisam de cirurgia reconstrutiva. Pioneira no ramo, a empresa está a usar um novo método para a impressão 3D de implantes ósseos leves e personalizados que se fundem com o esqueleto até desaparecer lentamente.

Normalmente, os implantes são fabricados à base de materiais não-degradáveis, como polímero ou titânio. Esta nova alternativa oferece um menor risco de infeção e até pode vir a ser usada nos astronautas que viajem para o Espaço, escreve o SingularityHub.

O processo utilizado pela Particle 3D começa com um raio-x aos ossos do paciente. Posteriormente, os dados são inseridos num programa de computador que permite otimizar o design do implante. Por fim, o implante é personalizado, impresso e enviado pela empresa dinamarquesa para o respetivo hospital.

Os implantes criados com esta técnica são porosos, o que permite que os ossos cresçam naturalmente, com o implante a degradar-se ao longo do tempo. Os testes realizados em porcos e ratos foram um sucesso e mostraram que vasos sanguíneos e medula óssea desenvolveram-se nos implantes logo oito semanas depois.

A impressão 3D tem sido bastante benéfica na área de saúde. Os cirurgiões podem visualizar e praticar com os modelos 3D de ossos, partes do corpo e órgãos antes de uma operação.

As vantagens desta inovação passam ainda por custos mais baixos, a possibilidade de personalização, menor tempo de chegada ao mercado e produção distribuída.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.