/

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

1

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos.

Emily Hallett e a sua equipa estavam a investigar uma série de fragmentos de ossos encontrados na Caverna Contrebandiers – um importante sítio arqueológico na costa atlântica de Marrocos – quando deram conta de outros detalhes misteriosos.

(cv) Google Maps

Dos cerca de 12.000 fragmentos de ossos encontrados no local, Hallett identificou mais de 60 ossos de animais que foram moldados por humanos para serem usados como ferramentas.

Os padrões de marcas de corte observados nos ossos combinam com ferramentas encontradas em outros sítios arqueológicos que foram usados para processar couro.

Os especialistas acreditam que os humanos usavam os ossos como ferramentas para preparar materiais que depois seriam transformados em roupas – como é o caso do couro. Estas conclusões mostram que, no local, é provável que tenha existido uma antiga fábrica de roupa.

Contudo, escreve o Science Alert, é importante notar que as evidências não são totalmente conclusivas. “Os ossos podem ter sido usados para preparar couro para outros fins que não roupas, como por exemplo dispositivos de armazenamento”, explicou Hallett.

No entanto, a primeira hipótese é a que faz mais sentido na visão dos arqueólogos, uma vez que roupas de pele e couro teriam tido grande utilidade para os humanos durante este período.

À medida que os primeiros humanos se expandiram para fora de África também se depararam com novos ambientes, encontrando habitats climáticos extremos. Assim, roupas e outras ferramentas de agasalho podem ter ajudado na dispersão dos humanos em novos ambientes do Planeta.

Hallett acredita que, tendo em conta a especialização destas ferramentas, estas provavelmente fazem parte de uma tradição maior e mais antiga que ainda é desconhecida aos olhos dos especialistas.

Os autores do estudo acreditam que ainda hajam mais elementos em África que escondem outras ferramentas que podem trazer novos detalhes sobre a história da fabricação de roupa por humanos.

O estudo foi publicado na revista iScience a 16 de setembro.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Uma questão que se pode colocar é “porque razão sendo os humanos pouco numerosos nesses tempos remotos sentiram necessidade de se deslocarem para ambientes extremos?” Parece que seria mais razoável procurar ambientes amenos. O que é que os fez optar ou deslocar-se para ambientes extremos, uma vez que a pressão demográfica não se colocava?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.