Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no sul do país.

Arqueólogos encontraram ossos de crocodilo no deserto de Israel, em Neguev. Os resultados da descoberta foram publicados no Scientific Reports e a equipa, liderada pelo professor Guy Bar-Oz, disse que esta descoberta prova que uma civilização antiga, eventualmente desaparecida, terá vivido naquele lugar.

Além dos misteriosos ossos de crocodilo, também foram encontrados restos de ovelhas, cabras e antílopes africanos. No entanto, os restos do réptil, que são um achado único, continuam a merecer especial destaque entre as descobertas, frisa a SputnikNews.

Os cientistas não sabem como é que o animal foi parar ao deserto israelita, mas existem várias especulações. Há teorias que sugerem que o animal poderá ter sido trazido do rio Nilo e usado nalgum tipo de cerimónia ou até mesmo comido pelos locais.

Os crocodilos eram venerados no Egito. Na época romana, há referências de terem sido levados para Roma e mantidos em piscinas especiais com plataformas”, refere o estudo.

Aliás, em Manfalut, também no Egito, foi encontrada uma armadura romana de pele de crocodilo, sugerindo a possível adoção de cultos locais que envolviam crocodilos por legionários. Além disso, um texto egípcio contemporâneo de Ateneu menciona o crocodilo assado como “um prato mais delicado“, indicando que o uso deste animal era também culinário.

A presença de pele de crocodilo nos restos encontrados em Shivta, o sítio arqueológico do deserto de Neguev, pode até sugerir que a pele do crocodilo era mais usada do que a carne.A verdade é que, segundo os cientistas, o uso da pele de crocodilo poderia ter sido muito amplo e variar desde a utilização em rituais até como forma de evidenciar o status social.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parece que a comunidade científica se está a esquecer que o médio oriente era a zona do crescente fértil, banhada por dois Rios, Tigre e Eufratis. Esqueleto de corcorilo!!! É perfeitamente natural. Jose

  2. Hummmm, para mim, acho que a resposta é mais simples. Antigamente, a carne de crocodilo era muito apreciada, e faziam-se pic nics por aqueles lados, e claro, tal como cá aparecem ossos de galinha nas nossas praias, lá aparecem os ossos de crocodilo 😉

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …