OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu – tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente.

Na semana passada, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, aproximou-se da superfície do asteróide Bennu por breves segundos e recolheu amostras de entulho solto.

A manobra espacial aconteceu a 320 milhões de quilómetros de distância e a aeronave, controlada remotamente por uma equipa de cientistas, tocou a superfície do asteróide – que se move a cerca de 101 mil quilómetros por hora – por breves segundos.

No fim de semana, a equipa de cientistas conduziu várias as manobras para aferir exatamente a quantidade de material recolhido, esperando ter conseguido os 60 gramas inicialmente planeados. No entanto, a operação resultou na recolha de quase dois quilos de rocha, poeira e detritos.

Segundo o Science Alert, esta quantidade avultada fez com que a tampa do depósito não tenha fechado corretamente e que algum material se tenha perdido no Espaço.

Há tanto material que a amostra está a escapar-se“, disse Thomas Zurbuchen, administrador da NASA, na sexta-feira. Dante Lauretta, que coordena o projeto, confirmou, adiantando que “uma quantidade substancial está a flutuar para fora”.

As câmaras a bordo permitem ver 400 gramas de amostras, mas os investigadores da NASA estimam que a amostra chegue mesmo aos dois quilos. Alguns pedaços de até três centímetros estão a impedir o fecho correto da tampa do depósito.

Durante a operação de recolha, que durou apenas seis segundos, a sonda da NASA terá colocado o braço de recolha entre 24 a 48 centímetros de profundidade, o que explica que tenha recolhido demasiado material.

A equipa vai avançar com o armazenamento do material recolhido e começar a preparar o regresso da sonda para a Terra. A OSIRIS-REx deve voltar para casa em setembro de 2023 com a maior amostra do Espaço desde a era Apollo, que vai ajudar os cientistas a desvendar as origens de nosso Sistema Solar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …