/

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu – tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente.

Na semana passada, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, aproximou-se da superfície do asteróide Bennu por breves segundos e recolheu amostras de entulho solto.

A manobra espacial aconteceu a 320 milhões de quilómetros de distância e a aeronave, controlada remotamente por uma equipa de cientistas, tocou a superfície do asteróide – que se move a cerca de 101 mil quilómetros por hora – por breves segundos.

No fim de semana, a equipa de cientistas conduziu várias as manobras para aferir exatamente a quantidade de material recolhido, esperando ter conseguido os 60 gramas inicialmente planeados. No entanto, a operação resultou na recolha de quase dois quilos de rocha, poeira e detritos.

Segundo o Science Alert, esta quantidade avultada fez com que a tampa do depósito não tenha fechado corretamente e que algum material se tenha perdido no Espaço.

Há tanto material que a amostra está a escapar-se“, disse Thomas Zurbuchen, administrador da NASA, na sexta-feira. Dante Lauretta, que coordena o projeto, confirmou, adiantando que “uma quantidade substancial está a flutuar para fora”.

As câmaras a bordo permitem ver 400 gramas de amostras, mas os investigadores da NASA estimam que a amostra chegue mesmo aos dois quilos. Alguns pedaços de até três centímetros estão a impedir o fecho correto da tampa do depósito.

Durante a operação de recolha, que durou apenas seis segundos, a sonda da NASA terá colocado o braço de recolha entre 24 a 48 centímetros de profundidade, o que explica que tenha recolhido demasiado material.

A equipa vai avançar com o armazenamento do material recolhido e começar a preparar o regresso da sonda para a Terra. A OSIRIS-REx deve voltar para casa em setembro de 2023 com a maior amostra do Espaço desde a era Apollo, que vai ajudar os cientistas a desvendar as origens de nosso Sistema Solar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.