Os utilizadores escolheram e a NASA apresenta: o Fato Espacial para Marte

A NASA apresentou o modelo de fato espacial que servirá de directriz para as roupas dos astronautas que farão a primeira viagem a Marte.

O protótipo escolhido foi o “Z-2 Tecnologia”, eleito pelos utilizadores numa votação online no site da agência espacial norte-americana. O Z-2  recolheu 63% dos 233.431 votos dos utilizadores. A roupa especial tem pequenos “emblemas” que emitem luz e usa uma costura luminescente que pode ser personalizada para identificar o astronauta.

Os outros modelos de fato em disputa eram o Bio-mimetismo, um fato que reproduz a bioluminescência de criaturas aquáticas e as escamas rígidas de peixes e répteis, e o Tendências na Sociedade, um fato que, com um visual mais desportivo, pretendia sugerir como as nossas roupas vão ser no futuro.

Apelo estético

O Z-2 será construído usando componentes impressas em 3D e usando scanners laser 3D que vão assegurar que cada fato se adapta perfeitamente ao corpo de cada astronauta.

A roupa será testada em câmaras de vácuo, no centro de treinos da NASA, e num local que imita a superfície montanhosa de Marte. A  agência espacial norte-americana espera construir o Z-2 até novembro deste ano. O fato é para já apenas um protótipo e só será usado em testes – não para viagens reais.

Em 2012, a NASA lançou o Z-1, cujo formato tinha parecenças com o fato usado pelo personagem Buzz Lightyear, dos filmes Toy Story.

NASA

O Z-1, modelo de fato espacial de 2012 da NASA

O Z-1, modelo de fato espacial de 2012 da NASA

O Z-1 foi a primeira grande “revisão” do fato espacial em cerca de 30 anos, e foi considerado uma das melhores invenções do ano pela revista Time.

“Cada modelo da série Z vai aperfeiçoar novas tecnologias que um dia serão usadas no fato espacial pelos primeiros humanos a pisarem o Planeta Vermelho”, informou a NASA em comunicado.

Já o Z-2 “presta homenagem às conquistas das roupas espaciais do passado enquanto incorpora elementos do futuro”.

A composição rígida do torso superior “fornece a durabilidade necessária a longo prazo que um fato de atividade planetária extraveicular vai exigir”, mas, apesar de seu “apelo estético”, o protótipo não é feito do mesmo material durável projetado para proteger os astronautas de chuvas de pequenos meteoritos, temperaturas extremas e radiação”, acrescentou a NASA.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …