Psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno — o efeito de desvalorização do clone

The Matrix

Um novo estudo aponta possíveis efeitos da evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas.

Uma nova investigação publicada na PLOS One concluiu que os rostos humanos duplicados tendem a causar emoções negativas nos espectadores. As conclusões servem como aviso de que tecnologias futuras de robôs ou de clonagem poderão ter efeitos psicológicos negativos, escreve a PsyPost.

“O desenvolvimento rápido de tecnologia humanoide é muito entusiasmante para as pessoas. Mas quando imagino a produção massiva de androides no futuro, achei que íamos estar rodeados de entidades parecidas com humanos com o mesmo rosto (como o Agent Smith no The Matrix)”, afirmou Fumiya Yonemitsu, um dos autores do estudo da Universidade de Kyushu.

O cientista ficou apavorado com esse futuro hipotético e o que sentiu motivou o estudo. “Adoro histórias de ficção científica que frequentemente incluem essas situações, mas estava horrorizado ao pensar que seria assim um futuro mundo. Também fiquei curioso de esta era uma resposta emocional que os humanos têm em geral”, explica.

Foram feitas seis experiências a 2135 japoneses adultos e os investigadores encontraram provas consistentes de que os rostos humanos clonados criam uma sensação de apreensão e improbabilidade. “A maior descoberta é que temos uma impressão estranha de pessoas com caras com exactamente a mesma aparência, o efeito de desvalorização do clone”, diz Yonemitsu.

“Isto sugere um futuro irónico. Mesmo que a tecnologia seja avançada o suficiente para ultrapassar o efeito do vale misterioso, se implementarmos um número grande de robots humanoides produzidos de forma massificada, tal como fazemos com os electrónicos hoje em dia, vai haver um fenómeno estranho”, acrescenta.

O estudo concluiu também que quanto mais aumentava o número de rostos clonados, mas aumentava a sensação de estranheza – ver quatro clones era mais esquisito do que ver dois. Mas parece que essa sensação se limita a caras humanoides, já que os focinhos de cães clonados e as cópias de rostos humanos desenhados não causaram o mesmo efeito.

Também foram analisadas as caras de gémeos famosos, mas a sensação já era menor, o que sugere que mais do que duplicação da cara, é a duplicação da identidade que motiva a estranheza.

Mas esta pesquisa tem as suas limitações. “As caras clonadas apresentadas no estudo foram apenas imagens. Sabemos que há algumas preocupação em termos da validade e da práctica. A medida ideal seria criar realmente um número de humanos clonados ou androides com a mesma cara e perguntar as impressões às pessoas”, explica Yonemitsu.

Os investigadores deixam um alerta para o futuro e apelam a que sejam feitas mais análises. “Os estudos futuros têm de considerar as suas limitações e ir além destas. Por exemplo, vai ser necessário ter os participantes a olhar para as caras dos clones num ambiente mais realista, usando realidade virtual ou usando seres humanos verdadeiros com maquilhagem especial que os faça parecer iguais”, remata Yonemitsu ao PsyPost.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas são clones ou androides?
    Não sei quem faz estes estudos mas se misturam as coisas é porque o conhecimento de causa dos supostos cientistas (estamos a falar de psicólogos) sobre o assunto é vago e como tal, não deve ser dada muita credibilidade a tais estudos.

RESPONDER

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …