Os pólos magnéticos da Terra podem inverter-se muito mais vezes do que se pensava

Um grupo de cientistas descobriu que os pólos magnéticos da Terra podem inverter-se muito mais frequentemente do que se pensava.

A equipa, formada por membros da Academia de Ciências da Rússia e do Instituto de Física do Globo de País, recolheu amostras de sedimentos de um afloramento no noroeste da Sibéria. Depois de aquecer as partículas magnéticas que continham para desmagnetizá-las a temperaturas extremas, os cientistas descobriram a sua correspondência com a do campo magnético no momento e local em que foram depositados.

Tomando como ponto de referência a idade dos fósseis de trilobites encontrados nessas capas, os investigadores determinaram que, há 500 milhões de anos, o campo magnético do planeta, invertia aproximadamente 26 vezes a cada milhão de anos.

De acordo com Yves Gallet, principal autor do estudo publicado em setembro na revista especializada Earth and Planetary Science Letters, este dado é “extremo”, tendo em conta que é a maior frequência alguma vez sugerida. Até agora, considerava-se que cinco inversões por cada milhão de anos era um número alto.

Além disso, o cientista explicou, de acordo com o LiveScience, que é “igualmente interessante” o facto de, há 495 milhões de anos, a frequência da inversão do campo magnético da Terra ter reduzido muito rapidamente, girando apenas uma ou duas vezes a cada milhão de anos.

Os especialistas assinalam ainda não é claro o que é que provocou a “mudança repentina”, apesar de se ter sugerido que poderia ser consequência de uma variação nas condições de calor do núcleo externo do ferro líquido impulsionado pelo manto.

A última inversão da polaridade magnética da Terra aconteceu há 780 mil anos. Temendo que isto se repita em breve – o que faria com que a radiação solar prejudicial chegasse até nós -, Gallet concluiu que este fenómeno “não acontecerá amanhã”, uma vez que estima que a frequência atual seja “pelo menos vários milhões de anos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …