/

Os persas “inventaram” o aço inoxidável há mil anos

(dr)

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio – que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno – já no segundo milénio.

A descoberta, publicada esta semana na revista científica Journal of Archaeological Science, foi feita com a ajuda de vários manuscritos persas medievais, que levaram os cientistas a um sítio arqueológico em Chahak, no sul do Irão.

“A nossa investigação fornece a primeira evidência da adição deliberada de um mineral de como na produção de aço. Acreditamos que fosse um fenómeno persa”, disse Rahil Alipour, do Departamento de Arqueologia da University College London (UCL), no Reino Unido, autora principal do estudo, citado em comunicado.

“A nossa pesquisa fornece a primeira evidência da adição deliberada de um mineral de crómio na produção de aço. Acreditamos que era um fenómeno persa”.

Em Chahak, um centro metalúrgico data entre os séculos X e XXI, foram encontrados vestígios de cadinhos com escória. “Em geral, o aço do cadinho é um aço de altíssima qualidade. Não contém impurezas e é ideal para a produção de armas, armaduras e outras ferramentas”, disse ao portal Gizmodo Rahil Alipour.

Além disso, uma análise do material revelou que este continha crómio, um aditivo que começou a ser utilizado na fabricação de aço inoxidável no século XX.

“Este cadinho de aço feito em Chahak contém cerca de 1% a 2% de crómio“, detalhou Rahil Alipour, observando ainda que a descoberta “fornece a evidência mais antiga da adição consistente e intencional” desse mineral, apesar de a sua concentração ser, à época, ainda insuficiente para criar um aço inoxidável.

Ao mesmo tempo, o fósforo foi detetado a uma concentração de 2% na mesma escória, o que teria tornado o aço resultante mais quebradiço.

No entanto, este mineral foi necessário para diminuir o ponto de fusão.

“O crómio como ingrediente essencial na produção de aço para cadinhos de Chahak não foi identificado até agora em nenhuma outra indústria de aço conhecida. Isto é muito importante, pois agora podemos procurar este elemento em objetos de aço para cadinhos e rastreá-los de volta ao seu centro ou método de produção”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.