Os persas “inventaram” o aço inoxidável há mil anos

(dr)

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio – que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno – já no segundo milénio.

A descoberta, publicada esta semana na revista científica Journal of Archaeological Science, foi feita com a ajuda de vários manuscritos persas medievais, que levaram os cientistas a um sítio arqueológico em Chahak, no sul do Irão.

“A nossa investigação fornece a primeira evidência da adição deliberada de um mineral de como na produção de aço. Acreditamos que fosse um fenómeno persa”, disse Rahil Alipour, do Departamento de Arqueologia da University College London (UCL), no Reino Unido, autora principal do estudo, citado em comunicado.

“A nossa pesquisa fornece a primeira evidência da adição deliberada de um mineral de crómio na produção de aço. Acreditamos que era um fenómeno persa”.

Em Chahak, um centro metalúrgico data entre os séculos X e XXI, foram encontrados vestígios de cadinhos com escória. “Em geral, o aço do cadinho é um aço de altíssima qualidade. Não contém impurezas e é ideal para a produção de armas, armaduras e outras ferramentas”, disse ao portal Gizmodo Rahil Alipour.

Além disso, uma análise do material revelou que este continha crómio, um aditivo que começou a ser utilizado na fabricação de aço inoxidável no século XX.

“Este cadinho de aço feito em Chahak contém cerca de 1% a 2% de crómio“, detalhou Rahil Alipour, observando ainda que a descoberta “fornece a evidência mais antiga da adição consistente e intencional” desse mineral, apesar de a sua concentração ser, à época, ainda insuficiente para criar um aço inoxidável.

Ao mesmo tempo, o fósforo foi detetado a uma concentração de 2% na mesma escória, o que teria tornado o aço resultante mais quebradiço.

No entanto, este mineral foi necessário para diminuir o ponto de fusão.

“O crómio como ingrediente essencial na produção de aço para cadinhos de Chahak não foi identificado até agora em nenhuma outra indústria de aço conhecida. Isto é muito importante, pois agora podemos procurar este elemento em objetos de aço para cadinhos e rastreá-los de volta ao seu centro ou método de produção”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …