/

Os pais também têm depressão pós-parto

Um em cada sete pais nos Estados Unidos sofre de depressão durante a gravidez, o período perinatal (22 semanas completas e os 7 dias completos após o nascimento) ou durante a infância da criança, revelou uma nova investigação.

De acordo com a Discover Magazine, que avança o estudo esta semana, o número de homens que sente depressão dispara para 1 em cada 4 durante o período de três a seis meses após o nascimento. Um em cada dois pais sofre de depressão quando a mãe da criança sofre também da mesma patologia no período pós-parto.

Resultados da mesma investigação demonstram ainda que um quarto dos pais sente ansiedade durante a gravidez e mais de metade tem ansiedade durante a infância da crianças. Estes números são preocupantes, frisa a mesma revista, uma vez que a investigação mostra uma forte correlação entre ansiedade e depressão.

Apesar da maioria das pessoas estar já familiarizada com os problemas de saúde mental que a gravidez pode implicar, há ainda distúrbios paternais de saúde mental que são sub-diagnosticados e, por isso, mal tratados do ponto de vista médico.

“Somos moldados para pensar que a gravidez é tudo sobre a mãe (…) a pensar que os homens não precisam de ajudar. Simplesmente não há apoio suficiente para os pais à medida que estes passam por esta grande transição nas suas vidas”, explicou à revista Daniel Singley, psicólogo norte-americano especializado em paternidade precoce.

Insónias, stress financeiro, a qualidade do relacionamento com a parceira e mudanças hormonais são alguns dos fatores que contribuem para a saúde mental dos pais durante o processo da gravidez e do nascimento da criança.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.