Os neandertais inventaram a cola

Novos achados descobertos em duas cavernas italiana revelam que os neandertais inventaram a “cola”. Estes humanos antigos usaram adesivos em ferramentas de pedra, um importante avanço tecnológico para a época chamado de hafting.

A nova investigação, que contou com a cientista Paola Villa, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que os neandertais que viveram na Europa entre 55.000 a 40.000 anos atrás viajaram para longe das suas cavernas para coletar resina de pinheiro.

Segundo os cientistas, citados pela agência Europa Press, estes ancestrais humanos usaram resina para colar ferramentas de pedra a cabos feito de madeira ou osso.

A nova investigação junta-se assim a outros estudos que têm sugerido que estes “primos” do Homo sapiens era mais inteligentes do que se pensava até há pouco tempo.

“Continuamos a encontrar evidências de que os neandertais não eram primitivos inferiores, mas eram capazes de fazer coisas que tradicionalmente só foram atribuídas aos humanos modernos”, explicou Villa, que é também curadora assistente no Museu de Ciências Naturais da Universidade do Colorado, em Boulder, citada em comunicado.

A nova descoberta tem como base duas cavernas localizadas em Itália – Grotta del Fossellone e Grotta di Sant’Agostino -, numa região onde é hoje a costa oeste do país.

Estas cavernas foram o lar de neandertais que viveram na Europa durante o Paleolítico Médio, milhares de anos antes de o Homo sapiens pisar no continente. A equipa de arqueólogo encontrou mais de mil ferramentas de perto dos dois locais, incluindo pedaços de sílex (rocha sedimentar) que não medem mais de 1 a 2 centímetros.

Ao estudar as ferramentas, os cientistas notaram um resíduo estranho nalgumas pelas, algo semelhante a um composto orgânico. “Às vezes este material é apenas um sedimento inorgânico, e, outras vezes, são os vestígios do adesivo utilizado para manter a ferramenta no lugar desejado”, explicou a cientista Villa.

Os testes mostraram que as ferramentas foram revestidas com resinas de pinheiros locais, tendo algumas sido misturadas com cera produzida por abelhas.

De acordo com a especialista, o hafting revela ainda que os neandertais podiam fazer fogo quando bem entendesse – hipótese com que os cientistas se debatem há muito tempo. A resina de pinheiro, explicou, seca quando está exposta ao ar. Assim, os neandertais teriam apenas que fazer uma pequena fogueira para fazer uma cola eficaz.

“Esta é uma das várias provas que indicam fortemente que os neandertais eram capazes de fazer fogo sempre que precisavam“, frisou Villa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …