/

Os neandertais inventaram a cola

Novos achados descobertos em duas cavernas italiana revelam que os neandertais inventaram a “cola”. Estes humanos antigos usaram adesivos em ferramentas de pedra, um importante avanço tecnológico para a época chamado de hafting.

A nova investigação, que contou com a cientista Paola Villa, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que os neandertais que viveram na Europa entre 55.000 a 40.000 anos atrás viajaram para longe das suas cavernas para coletar resina de pinheiro.

Segundo os cientistas, citados pela agência Europa Press, estes ancestrais humanos usaram resina para colar ferramentas de pedra a cabos feito de madeira ou osso.

A nova investigação junta-se assim a outros estudos que têm sugerido que estes “primos” do Homo sapiens era mais inteligentes do que se pensava até há pouco tempo.

“Continuamos a encontrar evidências de que os neandertais não eram primitivos inferiores, mas eram capazes de fazer coisas que tradicionalmente só foram atribuídas aos humanos modernos”, explicou Villa, que é também curadora assistente no Museu de Ciências Naturais da Universidade do Colorado, em Boulder, citada em comunicado.

A nova descoberta tem como base duas cavernas localizadas em Itália – Grotta del Fossellone e Grotta di Sant’Agostino -, numa região onde é hoje a costa oeste do país.

Estas cavernas foram o lar de neandertais que viveram na Europa durante o Paleolítico Médio, milhares de anos antes de o Homo sapiens pisar no continente. A equipa de arqueólogo encontrou mais de mil ferramentas de perto dos dois locais, incluindo pedaços de sílex (rocha sedimentar) que não medem mais de 1 a 2 centímetros.

Ao estudar as ferramentas, os cientistas notaram um resíduo estranho nalgumas pelas, algo semelhante a um composto orgânico. “Às vezes este material é apenas um sedimento inorgânico, e, outras vezes, são os vestígios do adesivo utilizado para manter a ferramenta no lugar desejado”, explicou a cientista Villa.

Os testes mostraram que as ferramentas foram revestidas com resinas de pinheiros locais, tendo algumas sido misturadas com cera produzida por abelhas.

De acordo com a especialista, o hafting revela ainda que os neandertais podiam fazer fogo quando bem entendesse – hipótese com que os cientistas se debatem há muito tempo. A resina de pinheiro, explicou, seca quando está exposta ao ar. Assim, os neandertais teriam apenas que fazer uma pequena fogueira para fazer uma cola eficaz.

“Esta é uma das várias provas que indicam fortemente que os neandertais eram capazes de fazer fogo sempre que precisavam“, frisou Villa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.