Os italianos estão muito preocupados com a Torre Inclinada de… Bolonha

Fred Romero / Flickr

Torre Garisenda e Torre Asinelli, as duas torres da cidade de Bolonha

A icónica Torre Garisenda, em Bolonha, Itália, famosa pela sua inclinação de quatro graus, está atualmente a ser submetida a trabalhos críticos de segurança e restauro essenciais.

A mais famosa torre inclinada no mundo, que não é a mais inclinada nem a mais antiga do mundo mas é indubitavelmente a mais mediática, é a Torre de Pisa, em Itália — que ninguém sabe como ainda se mantém de pé.

No entanto, a icónica torre pisani não é a que neste momento mais preocupa os italianos — que estão muito mais atentos ao que se passa com a Torre Inclinada de Bolonha.

Esta torre, juntamente com a vizinha Torre dos Asinelli, a mais alta das duas torres bolonhesas, é uma parte significativa da memória histórica da cidade. Na Idade Média, a cidade de Bolonha, apelidada de “Turrita”, tinha cerca de 100 torres, símbolos da riqueza e influência das principais famílias locais.

Embora a Torre Asinelli tenha 97 metros de altura, é a Torre Garisenda, 50 metros mais curta, e que, com os seus 4 graus de inclinação, tem atualmente uma inclinação maior do que a Torre de Pisa, que preocupa os habitantes locais.

O Presidente da Câmara de Bolonha, Matteo Lepore, salienta a importância das torres como símbolos da cidade, que Dante Alighieri até mencionou na sua Divina Comédia.

“Estas torres e arcadas definem a paisagem de Bolonha, foram até referidas por Dante em A Divina Comédia, pelo que se torna essencial preservá-las. A Torre Garisenda tem inclinado desde a sua construção há mais de 900 anos devido ao afundamento do solo e dos alicerces”, diz o autarca, citado pela Euronews.

“Historicamente, a torre tem uma inclinação para o lado este, que é cada vez mais acentuada, mas sempre na mesma direção”, explica Raffaela Bruni, engenheira e coordenadora das obras de restauro.

“Esta primavera, no mês de maio, através de um dos sensores que foram colocados nos quatro cantos da torre, foi detetado um novo afundamento, nunca antes registado, na direção sudoeste”, acrescenta a engenheira.

Esta descoberta tornou necessário lançar um projeto de segurança, a executar em dois anos, seguido de trabalhos de restauro adequados.

A comunidade local tem mostrado um apoio significativo às obras em curso, tendo lançado o site Sosteniamo Le Due Torri, no qual já angariou 4 milhões de euros através de doações de empresas locais e de particulares.

A situação da Torre Garisenda tornou-se mais precária, levando a restrições de trânsito em torno das duas torres. As questões estruturais foram notadas pela primeira vez em 2022, mas os desenvolvimentos recentes agravaram a situação.

As autoridades estão agora a realizar inspeções à integridade estrutural da torre e a considerar métodos de intervenção para evitar um colapso. Os alicerces de selenite com quase mil anos de idade constituem um desafio, uma vez que os métodos tradicionais de reforço podem não ser suficientes.

M;as uma coisa é certa — nem as autoridades locais nem a população da cidade vão deixar cair a sua querida torre inclinada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.