Como os cães, os gatos também criam laços com os seus donos (mesmo que não pareça)

Muitos consideram os cães os animais mais leais e que melhor fazem companhia. Já os gatos apenas nos toleram. Contudo, um novo estudo sugere que temos de repensar esta teoria.

Isto pode não ser uma grande surpresa para quem vive com companheiros de gatos, mas sugere duas coisas importantes. Em primeiro lugar, parece que subestimamos a profundidade do vínculo que os gatos podem formar com o seu dono. Além disso, mostra que os cães não têm o monopólio do vínculo social seguro com os humanos, escreve o ScienceAlert.

“Como os cães, os gatos têm flexibilidade social em relação às suas relações com humanos”, disse Kristyn Vitale, cientista de animais da Oregon State University, em comunicado divulgado pelo EurekAlert. “A maioria dos gatos têm um vínculo seguro com o seu dono e usam-no como fonte de segurança num ambiente novo“.

Na sua experiência comportamental, registada num artigo publicado na revista especializada Current Biology, a equipa de investigação observou a forma como os gatos respondem aos seus donos num ambiente estranho.

Estudos anteriores sobre macacos-rhesus e cães mostraram que ambas as espécies formam vínculos seguros e inseguros. Numa ligação segura, um cão num ambiente estranho, ao reunir-se com os seus donos, irá relaxar e continuar a explorar. Por outro lado, um vínculo inseguro fará com que o cão continue a exibir um comportamento de stress, agarrando-se ao humano ou evitando-o.

Desta vez, os investigadores queriam saber se os gatos também exibiam respostas semelhantes. Para isso, observaram 70 gatos que entraram numa nova sala e passaram dois minutos com o seu dono. Depois, passaram dois minutos sozinhos, seguidos por uma reunião de dois minutos com o seu humano. Assim como os humanos e os cães, os gatos com estilos de fixação seguros apresentavam menos stress e exploravam a sala de maneira saudável quando o dono voltava.

Por outro lado, gatos inseguros mostraram sinais de stress como agitar as caudas, lamber os lábios, correr, esconder-se, parecer reservado ou sentar imóvel no colo dos donos.

Os gatos adultos apresentaram taxas semelhantes às dos cães: 65,8% demonstraram um apego seguro contra 34,2% inseguro. Curiosamente, as taxas – 64,3% e 65,8% – estão próximas da taxa de apego seguro de 65% observada em bebés humanos. Os gatos mostraram uma taxa de fixação segura um pouco maior do que a encontrada num teste de 59 cães de companhia publicado em 2018 – os caninos eram 61% seguros e 39% inseguros.

Os cientistas também queriam perceber se os vínculos de apego poderiam ser quebrados. Durante seis semanas, realizaram um treino de socialização com gatos e os seus donos e descobriram que não havia mudanças visíveis. Uma vez estabelecido o vínculo, permanecia estável ao longo do tempo até a idade adulta.

Anteriormente, o trabalho de Vitale mostrou que os gatos não são tão distantes como a sua imagem pública os faz aparecer. De facto, os felinos felpudos podem ser totalmente sociáveis ​​e afetuosos e costumam preferir interagir com humanos em vez de comida ou brinquedos.

Este novo estudo sugere que os gatos têm a capacidade e as características necessárias para formar laços sociais profundos com os seres humanos.

“Na minha opinião, é muito importante sair e tentar interagir com o seu gato e ver o que acontece”, disse Vitale no ano passado. “Acho que existe a ideia de que os cães são assim e os gatos são assim. Mas há muita variabilidade nas duas populações“.

Agora, a equipa quer explorar o que isto significa para gatos que vivem em abrigos e se a socialização e a promoção de oportunidades podem impactar os seus estilos de apego.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Claramente esta notícia denota algo que eu, e o meu cão, temos vindo a sentir nos últimos tempos. Depois do movimento METOO feminista, também os gatos perceberam que havia uma oportunidade por explorar. De lá para cá saem rotineiramente notícias favoráveis aos gatos e outras pouco abonatórias para os cães.
    Há claramente uma tentativa por parte dos gatos em elevar o seu estatuto e simultaneamene relegar os cães para um segundo plano.
    Eu e o meu cão lamentamos que o ZAP se deixe manipular nesta conspiração e veícule aqui este tipo de notícias.

  2. Eu sou tutora de dois felinos amáveis, cada um deles tem a sua personalidade e individualidade. Ela , a Shitara está comigo há 4 anos adoráveis e ele, o Sansão, está há quase 3 anos maravilhosos. Sim, percebo que há um amor mútuo entre nós, um apego inexplicável! Nos amamos, nos adoramos, nos entendemos, nos completamos maravilhosamente! Inclusive, todos que nos conhecem ou são próximos a nós, diz que eu e a Shitara temos a mesma personalidade! Kkkkkkkkkkkkk. Pior, é que devo concordar.
    Valeu, lambeijos …

RESPONDER

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …