Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

(CC0/PD) philippreiner / pixabay

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de borras de café.

A startup londrina Bio-Bean, que produziu um combustível à base de óleo de café, garante que já produziu biodiesel suficiente para abastecer um autocarro durante um ano, revelando que isso equivale a borras de café de 2,5 milhões de chávenas.

Segundo a TSF, o processo passa por recolher o desperdício de café dos estabelecimentos comerciais da cidade, processando-os de forma a extrair um óleo. O biocombustível é então criado com a mistura do óleo extraído das borras do café com diesel B20.

A par desta iniciativa, a capital do Reino Unido está a tentar substituir os autocarros convencionais por modelos híbridos (elétricos e a combustão) ou autocarros movidos exclusivamente a eletricidade.

Para conseguir reduzir as emissões dos transportes na cidade, o órgão responsável pelos transportes públicos, a Transport for London, tem investido cada vez mais no uso de biocombustíveis. A TfL já usava biocombustíveis feitos a partir de gordura animal ou óleo de cozinha.

No entanto, esta é a primeira vez que um biocombustível derivado do café é adicionado ao sistema de transportes públicos de Londres. Os autocarros poderão ser abastecidos diretamente com o combustível sem necessitar de quaisquer adaptações.

De acordo com a Bio-Bean, os londrino produzem 200 mil toneladas de resíduos de café por ano. O Reino Unido consome cerca de 55 milhões de chávenas de café por dia, segundo a British Coffee Association.

“Esta iniciativa é um ótimo exemplo do que pode ser feito com o lixo, um recurso completamente inexplorado”, conclui Arthur Kay, fundador do projeto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …