Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

2

(CC0/PD) philippreiner / pixabay

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de borras de café.

A startup londrina Bio-Bean, que produziu um combustível à base de óleo de café, garante que já produziu biodiesel suficiente para abastecer um autocarro durante um ano, revelando que isso equivale a borras de café de 2,5 milhões de chávenas.

Segundo a TSF, o processo passa por recolher o desperdício de café dos estabelecimentos comerciais da cidade, processando-os de forma a extrair um óleo. O biocombustível é então criado com a mistura do óleo extraído das borras do café com diesel B20.

A par desta iniciativa, a capital do Reino Unido está a tentar substituir os autocarros convencionais por modelos híbridos (elétricos e a combustão) ou autocarros movidos exclusivamente a eletricidade.

Para conseguir reduzir as emissões dos transportes na cidade, o órgão responsável pelos transportes públicos, a Transport for London, tem investido cada vez mais no uso de biocombustíveis. A TfL já usava biocombustíveis feitos a partir de gordura animal ou óleo de cozinha.

No entanto, esta é a primeira vez que um biocombustível derivado do café é adicionado ao sistema de transportes públicos de Londres. Os autocarros poderão ser abastecidos diretamente com o combustível sem necessitar de quaisquer adaptações.

De acordo com a Bio-Bean, os londrino produzem 200 mil toneladas de resíduos de café por ano. O Reino Unido consome cerca de 55 milhões de chávenas de café por dia, segundo a British Coffee Association.

“Esta iniciativa é um ótimo exemplo do que pode ser feito com o lixo, um recurso completamente inexplorado”, conclui Arthur Kay, fundador do projeto.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.