Autocarros londrinos de dois andares vão ter versão elétrica

Capital britânica vai ter a partir do próximo mês de abril cinco novos autocarros de dois andares que serão totalmente elétricos.

A poluição atmosférica é um dos principais desafios das grandes metrópoles e Londres é uma das cidades que está bem familiarizada com este problema.

Nesse sentido, a capital britânica decidiu avançar com uma medida que pode ter um grande impacto na qualidade do ar e vai usar os seus tradicionais autocarros para o conseguir.

As primeiras versões elétricas dos famosos autocarros de dois andares vão começar a circular já no próximo mês de abril, na zona entre Willesden e a Russell Square.

No total, são cinco viaturas que vão começar esta jornada elétrica nas ruas londrinas e cada uma tem uma autonomia de 290 quilómetros.

Desta forma, os veículos, que foram projetados para serem bastante silenciosos, poderão fazer o dia-a-dia normal sem terem de estar a parar para serem carregados.

A ideia é que, depois de um dia de trabalho, os autocarros sejam ligados a uma central de energia para serem recarregados durante a noite.

O objetivo de transformar o ar da capital londrina mais “respirável” tem, como é óbvio, um preço a pagar. Estima-se que cada autocarro custe 350 mil libras, cerca de 450 mil euros.

Apesar disso, se o projeto funcionar como esperado, a ideia é que mais exemplares destes autocarros cheguem à cidade nos próximos tempos.

“Penso que este é o primeiro autocarro de dois andares de todo o mundo a ser totalmente elétrico”, declara Leon Daniels, diretor dos transportes de Londres.

“O principal objetivo é melhorar a qualidade do ar. Sabemos que este aspeto em Londres não é tão bom como deveria ser. Os autocarros representam uma grande maioria dos veículos nas ruas e, portanto, cortar as suas emissões de poluentes vai fazer uma grande diferença”, explica.

ZAP / Eco D

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …