Autocarros londrinos de dois andares vão ter versão elétrica

Capital britânica vai ter a partir do próximo mês de abril cinco novos autocarros de dois andares que serão totalmente elétricos.

A poluição atmosférica é um dos principais desafios das grandes metrópoles e Londres é uma das cidades que está bem familiarizada com este problema.

Nesse sentido, a capital britânica decidiu avançar com uma medida que pode ter um grande impacto na qualidade do ar e vai usar os seus tradicionais autocarros para o conseguir.

As primeiras versões elétricas dos famosos autocarros de dois andares vão começar a circular já no próximo mês de abril, na zona entre Willesden e a Russell Square.

No total, são cinco viaturas que vão começar esta jornada elétrica nas ruas londrinas e cada uma tem uma autonomia de 290 quilómetros.

Desta forma, os veículos, que foram projetados para serem bastante silenciosos, poderão fazer o dia-a-dia normal sem terem de estar a parar para serem carregados.

A ideia é que, depois de um dia de trabalho, os autocarros sejam ligados a uma central de energia para serem recarregados durante a noite.

O objetivo de transformar o ar da capital londrina mais “respirável” tem, como é óbvio, um preço a pagar. Estima-se que cada autocarro custe 350 mil libras, cerca de 450 mil euros.

Apesar disso, se o projeto funcionar como esperado, a ideia é que mais exemplares destes autocarros cheguem à cidade nos próximos tempos.

“Penso que este é o primeiro autocarro de dois andares de todo o mundo a ser totalmente elétrico”, declara Leon Daniels, diretor dos transportes de Londres.

“O principal objetivo é melhorar a qualidade do ar. Sabemos que este aspeto em Londres não é tão bom como deveria ser. Os autocarros representam uma grande maioria dos veículos nas ruas e, portanto, cortar as suas emissões de poluentes vai fazer uma grande diferença”, explica.

ZAP / Eco D

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.