Os espelhos retrovisores são coisa do século XX

Os espelhos retrovisores têm-se mantido inalterados ao longo de quase um século de evolução automóvel, mas a BMW prepara-se para colocar um ponto final nessa tradição, trocando-os por câmaras e ecrãs.

A BMW não é o único fabricante de automóveis que quer reinventar os espelhos retrovisores e diz-nos mesmo que isso poderá ocorrer antes do final da década.

Mas por agora, tudo o que temos é um protótipo que foi exibido no CES em Las Vegas, e que nos mostra como poderia ser um BMW i8 sem espelhos retrovisores convencionais.

Neste caso, os espelhos são trocados por câmaras, que ficam posicionados nos mesmos locais onde estariam colocados os espelhos laterais, e também no vidro traseiro.

A opção de manter suportes laterais para as câmaras – embora muito mais esguios, com impacto aerodinâmico praticamente nulo – prende-se com o facto de intuitivamente a maioria dos condutores ainda ter tendência para olhar para esses locais ao conduzir.

Por isso, é aí que são também colocados os indicadores de alerta no caso de haver veículos nas proximidades quando sinalizamos a mudança de faixa ou uma viragem.

Quanto ao resultado das câmaras, isso é apresentado num ecrã que ocupa o lugar do espelho interior.

O ecrã recorre à magia do processamento digital para combinar as imagens das múltiplas câmaras e apresentar uma única imagem panorâmica do que se passa na parte traseira e lateral do automóvel.

O sistema consegue até ajustar ligeiramente a área que mais interessa ver, em função do sítio para onde estamos a virar (ou sinalizar).

E ao contrário do que acontece com um espelho convencional, apenas ajustado para o condutor, permite que todos os passageiros consigam também ter uma melhor percepção do que se passa em redor do carro – facilitando, por exemplo, as manobras de abertura da porta para sair do veículo.

Vamos lá ver se isto chega ao mercado antes de deixar de ser necessário… 😉

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …