Os desenhos das crianças indiciam a sua inteligência no futuro

Ollemhebb / Flickr

-

A maneira como as crianças desenham aos 4 anos de idade pode ser um indicador de como será a sua inteligência no futuro, concluiu um estudo da universidade britânica King’s College.

Há 10 anos atrás, investigadores pediram a 7.752 pares de gémeos que desenhassem uma criança. Depois, classificaram os rabiscos segundo o número de elementos presentes, tais como a cabeça, pernas, mãos e pés.

Juntamente com os desenhos, os investigadores aplicaram testes de inteligência às crianças. Os mesmos testes foram repetidos aos 14 anos.

Os especialistas encontraram uma ligação moderada entre os desenhos e os resultados obtidos uma década depois.

O método é conhecido como teste do desenho da figura humana, criado nos anos 1920 para medir a inteligência de crianças de quatro anos de idade.

“Desenhar é um comportamento primitivo, que data de há 15 mil anos atrás. Através do desenho, tentamos mostrar a outras pessoas o que se passa na nossa mente”, diz à BBC a coordenadora da pesquisa, Rosalind Arden.

gamgeek / Flickr

Nos testes usados, desenhos com mais atributos físicos ganham pontuação maior

Nos testes usados, desenhos com mais atributos físicos ganham pontuação maior

“Esta capacidade de reproduzir figuras é exclusiva dos humanos e um sinal de habilidade cognitiva”, acrescenta Arden, “algo similar à escrita, que transformou a capacidade da espécie humana de armazenar informação e construir uma civilização.”

Arden diz que não se surpreendeu de ver que a complexidade dos desenhos das crianças de quatro anos de idade correspondia ao seu desempenho nos testes de inteligência verbal e não-verbal.

“O que nos surpreendeu foi a correlação com a inteligência uma década depois”, dia a cientista. Arden realça, porém, que “essa ligação é moderada, os pais não precisam de se preocupar se os seus filhos desenharem mal”.

“A habilidade para desenhar não determina a inteligência – há inúmeros outros factores, tanto genéticos como ambientais, que determinam a inteligência futura.”

O factor genético ficou explicitado pelas habilidades semelhantes de desenho compartilhadas pelos irmãos gémeos idênticos, em relação aos pares de gémeos não idênticos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …