Os cigarros eletrónicos também fazem mal (e têm sabores tóxicos)

Dois estudos recentes testaram os efeitos dos cigarros eletrónicos e verificaram que estes contribuem para o cancro dos pulmões e da bexiga e que os sabores baunilha e canela estão entre os mais tóxicos.

Inventados no início do século XXI, os cigarros eletrónicos surgiram como uma alternativa ao tabaco convencional. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser feitos alguns estudos para conhecer melhor os efeitos deste cilindro metálico na saúde.

Um estudo recente, publicado esta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences, dá conta de que a nicotina é o componente mais presente nestes cigarros eletrónicos.

A equipa, liderada por Moon-Shong Tang, da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, observaram que os ratinhos expostos ao vapor destes cigarros tinham níveis elevados de danos no ADN dos pulmões, do coração e da bexiga, em comparação com os ratinhos expostos a ar sem estes compostos.

Segundo o Público, foi também possível observar nos animais uma redução da atividade reparadora do ADN e níveis mais baixos de proteínas reparadoras do ADN dos pulmões.

Além disso, os investigadores analisaram os efeitos dos cigarros eletrónicos em culturas de céçulas humanas dos pulmões e da bexiga e concluíram que, além da nicotina, essas células foram expostas a cetona nitrosamina derivada da nicotina (NNK), outro composto cancerígeno.

“É assim possível que o vapor dos cigarros eletrónicos possa contribuir para o cancro dos pulmões e da bexiga nos humanos, assim como para doenças no coração”, concluem os cientistas. Ainda assim, o vapor dos cigarros eletrónicos é menos prejudicial do que o do tabaco convencional.

Canela e baunilha entre os sabores mais prejudiciais

Num outro estudo, publicado recentemente esta semana na Frontiers in Physiology, cientistas testaram os líquidos com sabores usados nos cigarros eletrónicos sem nicotina e notaram que, neste caso, os pulmões são expostos aos químicos usados para dar sabor que anteriormente se pensava serem inofensivos. O que não é verdade.

Os cigarros eletrónicos com sabores podem causar uma inflamação nos monócitos, um tipo de glóbulos brancos. A equipa, coordenada por Irfan Rahman, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, concluiu que entre os sabores mais tóxicos estão a canela, a baunilha e o sabor a manteiga.

“A exposição aos químicos usados para dar sabor aos líquidos dos cigarros eletrónicos conduz a uma alta produção de dois biomarcadores bem estabelecidos para a inflamação e danos nos tecidos, mediados pelo stress oxidativo”, refere-se no comunicado, citado pelo jornal.

Os investigadores propõem, assim, a existência de uma regulamentação mais rígida para estes cigarros eletrónicos com sabores, de modo a que seja possível diminuir a sua toxidade.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. e novidades?

    Brevemente vai ser preciso deixar de fumar cigarros convencionais completamente em todos os lugares ( mesmo com exaustor), por isso como é que as tabaqueiras continuam a existir? é apresentar esta alternativa dizendo que não é prejudicial… quem se acredita? ( nem sei se responda, mas o problema é que eu acabo por fumar passivamente, pois não haverá lei que os proíba de fumar estes novos cigarros)

    • Já agora, acabar com os veículos de combustão e também com a indústria petrolífera. Isso também é cancerígeno. Já para não falar dos perfumes tóxicos que encontro por vezes dentro de elevadores e outros sítios fechados, que me provocam um sério ataque de espirros e consequente rinite.
      Eu bem que não queria respirar esse ar poluído, mas estão por todo o lado!…

  2. o estranho ! são estes estudos feitos sem comparação com o cigarro ou tabaco tradicional ! tem sempre algo de tendencioso,como no tabaco vulgar o mau da fita são os aromatizantes ! que a industria no caso do tabaco comum,nao fez um grande esforço para os erradicar e com isso salvar muita gente !

RESPONDER

Costa anuncia cinco medidas restritivas para todos os concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Perante o agravamento da situação de pandemia a nível nacional, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …