Os cigarros eletrónicos também fazem mal (e têm sabores tóxicos)

Dois estudos recentes testaram os efeitos dos cigarros eletrónicos e verificaram que estes contribuem para o cancro dos pulmões e da bexiga e que os sabores baunilha e canela estão entre os mais tóxicos.

Inventados no início do século XXI, os cigarros eletrónicos surgiram como uma alternativa ao tabaco convencional. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser feitos alguns estudos para conhecer melhor os efeitos deste cilindro metálico na saúde.

Um estudo recente, publicado esta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences, dá conta de que a nicotina é o componente mais presente nestes cigarros eletrónicos.

A equipa, liderada por Moon-Shong Tang, da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, observaram que os ratinhos expostos ao vapor destes cigarros tinham níveis elevados de danos no ADN dos pulmões, do coração e da bexiga, em comparação com os ratinhos expostos a ar sem estes compostos.

Segundo o Público, foi também possível observar nos animais uma redução da atividade reparadora do ADN e níveis mais baixos de proteínas reparadoras do ADN dos pulmões.

Além disso, os investigadores analisaram os efeitos dos cigarros eletrónicos em culturas de céçulas humanas dos pulmões e da bexiga e concluíram que, além da nicotina, essas células foram expostas a cetona nitrosamina derivada da nicotina (NNK), outro composto cancerígeno.

“É assim possível que o vapor dos cigarros eletrónicos possa contribuir para o cancro dos pulmões e da bexiga nos humanos, assim como para doenças no coração”, concluem os cientistas. Ainda assim, o vapor dos cigarros eletrónicos é menos prejudicial do que o do tabaco convencional.

Canela e baunilha entre os sabores mais prejudiciais

Num outro estudo, publicado recentemente esta semana na Frontiers in Physiology, cientistas testaram os líquidos com sabores usados nos cigarros eletrónicos sem nicotina e notaram que, neste caso, os pulmões são expostos aos químicos usados para dar sabor que anteriormente se pensava serem inofensivos. O que não é verdade.

Os cigarros eletrónicos com sabores podem causar uma inflamação nos monócitos, um tipo de glóbulos brancos. A equipa, coordenada por Irfan Rahman, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, concluiu que entre os sabores mais tóxicos estão a canela, a baunilha e o sabor a manteiga.

“A exposição aos químicos usados para dar sabor aos líquidos dos cigarros eletrónicos conduz a uma alta produção de dois biomarcadores bem estabelecidos para a inflamação e danos nos tecidos, mediados pelo stress oxidativo”, refere-se no comunicado, citado pelo jornal.

Os investigadores propõem, assim, a existência de uma regulamentação mais rígida para estes cigarros eletrónicos com sabores, de modo a que seja possível diminuir a sua toxidade.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. e novidades?

    Brevemente vai ser preciso deixar de fumar cigarros convencionais completamente em todos os lugares ( mesmo com exaustor), por isso como é que as tabaqueiras continuam a existir? é apresentar esta alternativa dizendo que não é prejudicial… quem se acredita? ( nem sei se responda, mas o problema é que eu acabo por fumar passivamente, pois não haverá lei que os proíba de fumar estes novos cigarros)

    • Já agora, acabar com os veículos de combustão e também com a indústria petrolífera. Isso também é cancerígeno. Já para não falar dos perfumes tóxicos que encontro por vezes dentro de elevadores e outros sítios fechados, que me provocam um sério ataque de espirros e consequente rinite.
      Eu bem que não queria respirar esse ar poluído, mas estão por todo o lado!…

  2. o estranho ! são estes estudos feitos sem comparação com o cigarro ou tabaco tradicional ! tem sempre algo de tendencioso,como no tabaco vulgar o mau da fita são os aromatizantes ! que a industria no caso do tabaco comum,nao fez um grande esforço para os erradicar e com isso salvar muita gente !

RESPONDER

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …