Os cigarros eletrónicos também fazem mal (e têm sabores tóxicos)

Dois estudos recentes testaram os efeitos dos cigarros eletrónicos e verificaram que estes contribuem para o cancro dos pulmões e da bexiga e que os sabores baunilha e canela estão entre os mais tóxicos.

Inventados no início do século XXI, os cigarros eletrónicos surgiram como uma alternativa ao tabaco convencional. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser feitos alguns estudos para conhecer melhor os efeitos deste cilindro metálico na saúde.

Um estudo recente, publicado esta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences, dá conta de que a nicotina é o componente mais presente nestes cigarros eletrónicos.

A equipa, liderada por Moon-Shong Tang, da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, observaram que os ratinhos expostos ao vapor destes cigarros tinham níveis elevados de danos no ADN dos pulmões, do coração e da bexiga, em comparação com os ratinhos expostos a ar sem estes compostos.

Segundo o Público, foi também possível observar nos animais uma redução da atividade reparadora do ADN e níveis mais baixos de proteínas reparadoras do ADN dos pulmões.

Além disso, os investigadores analisaram os efeitos dos cigarros eletrónicos em culturas de céçulas humanas dos pulmões e da bexiga e concluíram que, além da nicotina, essas células foram expostas a cetona nitrosamina derivada da nicotina (NNK), outro composto cancerígeno.

“É assim possível que o vapor dos cigarros eletrónicos possa contribuir para o cancro dos pulmões e da bexiga nos humanos, assim como para doenças no coração”, concluem os cientistas. Ainda assim, o vapor dos cigarros eletrónicos é menos prejudicial do que o do tabaco convencional.

Canela e baunilha entre os sabores mais prejudiciais

Num outro estudo, publicado recentemente esta semana na Frontiers in Physiology, cientistas testaram os líquidos com sabores usados nos cigarros eletrónicos sem nicotina e notaram que, neste caso, os pulmões são expostos aos químicos usados para dar sabor que anteriormente se pensava serem inofensivos. O que não é verdade.

Os cigarros eletrónicos com sabores podem causar uma inflamação nos monócitos, um tipo de glóbulos brancos. A equipa, coordenada por Irfan Rahman, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, concluiu que entre os sabores mais tóxicos estão a canela, a baunilha e o sabor a manteiga.

“A exposição aos químicos usados para dar sabor aos líquidos dos cigarros eletrónicos conduz a uma alta produção de dois biomarcadores bem estabelecidos para a inflamação e danos nos tecidos, mediados pelo stress oxidativo”, refere-se no comunicado, citado pelo jornal.

Os investigadores propõem, assim, a existência de uma regulamentação mais rígida para estes cigarros eletrónicos com sabores, de modo a que seja possível diminuir a sua toxidade.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. e novidades?

    Brevemente vai ser preciso deixar de fumar cigarros convencionais completamente em todos os lugares ( mesmo com exaustor), por isso como é que as tabaqueiras continuam a existir? é apresentar esta alternativa dizendo que não é prejudicial… quem se acredita? ( nem sei se responda, mas o problema é que eu acabo por fumar passivamente, pois não haverá lei que os proíba de fumar estes novos cigarros)

    • Já agora, acabar com os veículos de combustão e também com a indústria petrolífera. Isso também é cancerígeno. Já para não falar dos perfumes tóxicos que encontro por vezes dentro de elevadores e outros sítios fechados, que me provocam um sério ataque de espirros e consequente rinite.
      Eu bem que não queria respirar esse ar poluído, mas estão por todo o lado!…

  2. o estranho ! são estes estudos feitos sem comparação com o cigarro ou tabaco tradicional ! tem sempre algo de tendencioso,como no tabaco vulgar o mau da fita são os aromatizantes ! que a industria no caso do tabaco comum,nao fez um grande esforço para os erradicar e com isso salvar muita gente !

RESPONDER

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …

Bruno Lage renova com o Benfica até 2024

O treinador do Benfica, Bruno Lage, renovou o contrato até 2024, anunciou hoje o clube campeão português de futebol, no seu site oficial. Bruno Lage, de 43 anos, assumiu o comando da equipa principal do Benfica …

Autonomia para a contratação nos hospitais continua a depender de Centeno

Os hospitais já não precisam de autorização do Ministério das Finanças para substituir os profissionais de saúde. Porém, se quiserem ter total autonomia, continuam a precisar da aprovação do ministério tutelado por Mário Centeno. Na quarta-feira, …

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …

EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese. A EDP avançou com um processo contra o Estado …