Os cigarros eletrónicos também fazem mal (e têm sabores tóxicos)

Dois estudos recentes testaram os efeitos dos cigarros eletrónicos e verificaram que estes contribuem para o cancro dos pulmões e da bexiga e que os sabores baunilha e canela estão entre os mais tóxicos.

Inventados no início do século XXI, os cigarros eletrónicos surgiram como uma alternativa ao tabaco convencional. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser feitos alguns estudos para conhecer melhor os efeitos deste cilindro metálico na saúde.

Um estudo recente, publicado esta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences, dá conta de que a nicotina é o componente mais presente nestes cigarros eletrónicos.

A equipa, liderada por Moon-Shong Tang, da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, observaram que os ratinhos expostos ao vapor destes cigarros tinham níveis elevados de danos no ADN dos pulmões, do coração e da bexiga, em comparação com os ratinhos expostos a ar sem estes compostos.

Segundo o Público, foi também possível observar nos animais uma redução da atividade reparadora do ADN e níveis mais baixos de proteínas reparadoras do ADN dos pulmões.

Além disso, os investigadores analisaram os efeitos dos cigarros eletrónicos em culturas de céçulas humanas dos pulmões e da bexiga e concluíram que, além da nicotina, essas células foram expostas a cetona nitrosamina derivada da nicotina (NNK), outro composto cancerígeno.

“É assim possível que o vapor dos cigarros eletrónicos possa contribuir para o cancro dos pulmões e da bexiga nos humanos, assim como para doenças no coração”, concluem os cientistas. Ainda assim, o vapor dos cigarros eletrónicos é menos prejudicial do que o do tabaco convencional.

Canela e baunilha entre os sabores mais prejudiciais

Num outro estudo, publicado recentemente esta semana na Frontiers in Physiology, cientistas testaram os líquidos com sabores usados nos cigarros eletrónicos sem nicotina e notaram que, neste caso, os pulmões são expostos aos químicos usados para dar sabor que anteriormente se pensava serem inofensivos. O que não é verdade.

Os cigarros eletrónicos com sabores podem causar uma inflamação nos monócitos, um tipo de glóbulos brancos. A equipa, coordenada por Irfan Rahman, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, concluiu que entre os sabores mais tóxicos estão a canela, a baunilha e o sabor a manteiga.

“A exposição aos químicos usados para dar sabor aos líquidos dos cigarros eletrónicos conduz a uma alta produção de dois biomarcadores bem estabelecidos para a inflamação e danos nos tecidos, mediados pelo stress oxidativo”, refere-se no comunicado, citado pelo jornal.

Os investigadores propõem, assim, a existência de uma regulamentação mais rígida para estes cigarros eletrónicos com sabores, de modo a que seja possível diminuir a sua toxidade.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. e novidades?

    Brevemente vai ser preciso deixar de fumar cigarros convencionais completamente em todos os lugares ( mesmo com exaustor), por isso como é que as tabaqueiras continuam a existir? é apresentar esta alternativa dizendo que não é prejudicial… quem se acredita? ( nem sei se responda, mas o problema é que eu acabo por fumar passivamente, pois não haverá lei que os proíba de fumar estes novos cigarros)

    • Já agora, acabar com os veículos de combustão e também com a indústria petrolífera. Isso também é cancerígeno. Já para não falar dos perfumes tóxicos que encontro por vezes dentro de elevadores e outros sítios fechados, que me provocam um sério ataque de espirros e consequente rinite.
      Eu bem que não queria respirar esse ar poluído, mas estão por todo o lado!…

  2. o estranho ! são estes estudos feitos sem comparação com o cigarro ou tabaco tradicional ! tem sempre algo de tendencioso,como no tabaco vulgar o mau da fita são os aromatizantes ! que a industria no caso do tabaco comum,nao fez um grande esforço para os erradicar e com isso salvar muita gente !

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …