Os cães preferem ouvir reggae e rock leve a outros géneros musicais

Os cães aparentemente preferem ouvir reggae e rock leve em vez de outros géneros musicais, de acordo com investigadores.

A organização escocesa protectora dos animais SPCA e a Universidade de Glasgow publicaram um estudo sugerindo que a música afecta os cães. Os cientistas tocaram uma grande variedade de músicas para os animais num canil em Dumbarton, na Escócia, e perceberam mudanças psicológicas e de comportamento nos animais.

Segundo o professor Neil Evans, um dos autores do estudo, as mudanças mais positivas foram observadas quando eram tocados reggae e rock leve. Mas apesar desses géneros terem sobressaído, Evans explica que cada cachorro tem o seu próprio gosto musical.

“Em geral, a reacção a diferentes géneros foi mista, evidenciando a possibilidade de que, tal como acontece com os humanos, os nossos amigos caninos têm as suas próprias preferências musicais.”

Playlist para cães

Os cachorros foram submetidos a cinco géneros musicais: rock leve, soul, pop, reggae e clássico. O estudo sugere que os cães passaram “significativamente mais tempo deitados e menos tempo de pé quando a música era tocada“, independente do género.

Medindo os batimentos cardíacos dos animais, os investigadores dizem ter percebido uma diminuição do nível de stresse enquanto a música era tocada, especialmente rock leve e reggae. Amy Bowman, estudante de pós-graduação e uma das autoras do estudo, explicou a análise.

“Nós estávamos interessados em explorar os efeitos de tocar diferentes géneros de música”, diz Amy Bowman. “Estava claro que as mudanças psicológicas e comportamentais observadas eram mantidas durante o teste, quando os cachorros foram expostos a uma grande variedade de música.”

Perante estes resultados, a organização de defesa dos animais escocesa diz que agora investirá em sistemas de som para seus canis.

“Os nossos centros em Glasgow e Edimburgo têm capacidade para tocar música nos canis hoje”, afirma Gilly Mendes Ferreira, da SPCA.

“No futuro, todos os nossos centros serão capazes de oferecer aos nossos amigos de quatro patas uma lista de músicas aprovadas para cães. E pretendemos expandir essa pesquisa para outras espécies sob os nossos cuidados.”

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …