Os cães preferem ouvir reggae e rock leve a outros géneros musicais

Os cães aparentemente preferem ouvir reggae e rock leve em vez de outros géneros musicais, de acordo com investigadores.

A organização escocesa protectora dos animais SPCA e a Universidade de Glasgow publicaram um estudo sugerindo que a música afecta os cães. Os cientistas tocaram uma grande variedade de músicas para os animais num canil em Dumbarton, na Escócia, e perceberam mudanças psicológicas e de comportamento nos animais.

Segundo o professor Neil Evans, um dos autores do estudo, as mudanças mais positivas foram observadas quando eram tocados reggae e rock leve. Mas apesar desses géneros terem sobressaído, Evans explica que cada cachorro tem o seu próprio gosto musical.

“Em geral, a reacção a diferentes géneros foi mista, evidenciando a possibilidade de que, tal como acontece com os humanos, os nossos amigos caninos têm as suas próprias preferências musicais.”

Playlist para cães

Os cachorros foram submetidos a cinco géneros musicais: rock leve, soul, pop, reggae e clássico. O estudo sugere que os cães passaram “significativamente mais tempo deitados e menos tempo de pé quando a música era tocada“, independente do género.

Medindo os batimentos cardíacos dos animais, os investigadores dizem ter percebido uma diminuição do nível de stresse enquanto a música era tocada, especialmente rock leve e reggae. Amy Bowman, estudante de pós-graduação e uma das autoras do estudo, explicou a análise.

“Nós estávamos interessados em explorar os efeitos de tocar diferentes géneros de música”, diz Amy Bowman. “Estava claro que as mudanças psicológicas e comportamentais observadas eram mantidas durante o teste, quando os cachorros foram expostos a uma grande variedade de música.”

Perante estes resultados, a organização de defesa dos animais escocesa diz que agora investirá em sistemas de som para seus canis.

“Os nossos centros em Glasgow e Edimburgo têm capacidade para tocar música nos canis hoje”, afirma Gilly Mendes Ferreira, da SPCA.

“No futuro, todos os nossos centros serão capazes de oferecer aos nossos amigos de quatro patas uma lista de músicas aprovadas para cães. E pretendemos expandir essa pesquisa para outras espécies sob os nossos cuidados.”

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.