/

Os cães manipulam intencionalmente os donos para receber o que desejam

3

Os cães são todos honestos, leais e obedientes, certo? Bem, nem sempre. Um grupo de cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, afirma que os cães manipulam intencionalmente os seus donos para receber o que desejam, principalmente se for uma guloseima.

Os cientistas estudaram 27 cães de raças diferentes, sendo que cada um deles foi acompanhado por duas pessoas: uma deixava o cão comer uma guloseima, a outra não lhe dava nada.

Segundo o estudo publicado no jornal Animal Cognition, ao longo da experiência o cão poderia optar por levar a pessoa que o acompanhava até um de três locais potenciais de alimentos: uma caixa continha um bom alimento, outra continha um alimento que o animal não gostava e a terceira estava vazia.

De acordo com os especialistas, os animais aprenderam a “manipular” os humanos muito rapidamente. Se estivessem acompanhados por uma pessoa “forreta”, os cães levavam o participante à caixa vazia, uma vez que teriam a hipótese de receber o alimento preferido do outro acompanhante.

Depois, quando estavam acompanhados pela pessoa que estava disposta a dar-lhes uma guloseima, os animais escolhiam a caixa com o alimento bom.

“Os animais mostraram uma flexibilidade impressionante no comportamento, não se limitando apenas a uma regra estrita, mas pensando nas diferentes opções que tinham. E foram capazes de diferenciar rapidamente os dois acompanhantes”, afirmou Marianne Heberlein, a principal autora do estudo, citada pelo Telegraph.

Segundo Daphna Buchsbaum, que estuda a cognição do cão na universidade de Toronto em Canadá, a conclusão deste estudo alimenta um debate sobre que tipos de habilidades cognitivas sofisticadas os cães e outros animais compartilham com os seres humanos.

A questão é se os cães são suficientemente flexíveis para enganar os humanos noutros contextos – se conseguirem realizar tal habilidade, é uma prova de que têm realmente “um raciocínio social muito sofisticado”, conclui Buchsbaum.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.