Os cães manipulam intencionalmente os donos para receber o que desejam

Os cães são todos honestos, leais e obedientes, certo? Bem, nem sempre. Um grupo de cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, afirma que os cães manipulam intencionalmente os seus donos para receber o que desejam, principalmente se for uma guloseima.

Os cientistas estudaram 27 cães de raças diferentes, sendo que cada um deles foi acompanhado por duas pessoas: uma deixava o cão comer uma guloseima, a outra não lhe dava nada.

Segundo o estudo publicado no jornal Animal Cognition, ao longo da experiência o cão poderia optar por levar a pessoa que o acompanhava até um de três locais potenciais de alimentos: uma caixa continha um bom alimento, outra continha um alimento que o animal não gostava e a terceira estava vazia.

De acordo com os especialistas, os animais aprenderam a “manipular” os humanos muito rapidamente. Se estivessem acompanhados por uma pessoa “forreta”, os cães levavam o participante à caixa vazia, uma vez que teriam a hipótese de receber o alimento preferido do outro acompanhante.

Depois, quando estavam acompanhados pela pessoa que estava disposta a dar-lhes uma guloseima, os animais escolhiam a caixa com o alimento bom.

“Os animais mostraram uma flexibilidade impressionante no comportamento, não se limitando apenas a uma regra estrita, mas pensando nas diferentes opções que tinham. E foram capazes de diferenciar rapidamente os dois acompanhantes”, afirmou Marianne Heberlein, a principal autora do estudo, citada pelo Telegraph.

Segundo Daphna Buchsbaum, que estuda a cognição do cão na universidade de Toronto em Canadá, a conclusão deste estudo alimenta um debate sobre que tipos de habilidades cognitivas sofisticadas os cães e outros animais compartilham com os seres humanos.

A questão é se os cães são suficientemente flexíveis para enganar os humanos noutros contextos – se conseguirem realizar tal habilidade, é uma prova de que têm realmente “um raciocínio social muito sofisticado”, conclui Buchsbaum.

ZAP //

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …