Os cães manipulam intencionalmente os donos para receber o que desejam

Os cães são todos honestos, leais e obedientes, certo? Bem, nem sempre. Um grupo de cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, afirma que os cães manipulam intencionalmente os seus donos para receber o que desejam, principalmente se for uma guloseima.

Os cientistas estudaram 27 cães de raças diferentes, sendo que cada um deles foi acompanhado por duas pessoas: uma deixava o cão comer uma guloseima, a outra não lhe dava nada.

Segundo o estudo publicado no jornal Animal Cognition, ao longo da experiência o cão poderia optar por levar a pessoa que o acompanhava até um de três locais potenciais de alimentos: uma caixa continha um bom alimento, outra continha um alimento que o animal não gostava e a terceira estava vazia.

De acordo com os especialistas, os animais aprenderam a “manipular” os humanos muito rapidamente. Se estivessem acompanhados por uma pessoa “forreta”, os cães levavam o participante à caixa vazia, uma vez que teriam a hipótese de receber o alimento preferido do outro acompanhante.

Depois, quando estavam acompanhados pela pessoa que estava disposta a dar-lhes uma guloseima, os animais escolhiam a caixa com o alimento bom.

“Os animais mostraram uma flexibilidade impressionante no comportamento, não se limitando apenas a uma regra estrita, mas pensando nas diferentes opções que tinham. E foram capazes de diferenciar rapidamente os dois acompanhantes”, afirmou Marianne Heberlein, a principal autora do estudo, citada pelo Telegraph.

Segundo Daphna Buchsbaum, que estuda a cognição do cão na universidade de Toronto em Canadá, a conclusão deste estudo alimenta um debate sobre que tipos de habilidades cognitivas sofisticadas os cães e outros animais compartilham com os seres humanos.

A questão é se os cães são suficientemente flexíveis para enganar os humanos noutros contextos – se conseguirem realizar tal habilidade, é uma prova de que têm realmente “um raciocínio social muito sofisticado”, conclui Buchsbaum.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …