/

Os cães da pradaria do Colorado precisam de si

1

Facebook

Cão da Pradaria de Castle Rock, Colorado, EUA

Na localidade de Castle Rock, nos EUA, a comunidade local de cães de pradaria, uma das maiores do Colorado, prepara-se para ser exterminada. O motivo? Um dos maiores centros comerciais dos EUA obteve luz verde para a sua construção, precisamente no local do referido habitat.

A população de Castle Rock, no norte do Colorado, EUA, e os defensores da vida animal selvagem estão indignados com a decisão das autoridades de exterminar a comunidade local de cães da pradaria para construir um centro comercial.

A ambientalista e defensora dos direitos dos animais Deanna Meyer, que filmou o local das obras, após contacto com a Alberta Development, empresa a cargo da construção do centro comercial, revelou o plano de extermínio:

O plano atual para os cães da pradaria é colocá-los numa jaula, matá-los, e enviá-los para a quinta de aves de rapina mais próxima para servirem de alimento. Todos os cães da pradaria. Centenas de famílias.

A eminente tragédia levou à criação de vários movimentos de apoio, que pretendem dar voz aos cães da pradaria ameaçados.

Dianne James, porta voz de um abrigo de cães da pradaria em Midwest, nos EUA, lança um apelo a que todos, em qualquer parte do mundo, façam ouvir o seu protesto.

Talvez se 50-100 pessoas de outros países escreverem na página do Governo de Castle Rock, eles vejam que as pessoas estão indignadas por todo o mundo fora com o que estão prestes a autorizar.

Segundo James, o apelo não pretende impedir a construção do centro comercial, mas apenas adiar o início das obras por três meses, pois a espécie encontra-se de momento na época de procriar e só em Maio/Junho será possível salvar os cães da pradaria, da forma mais humana possível, realojando-os num outro terreno.

Como ajudar?

Ajudar é simples. Desde o passar a palavra, passando por assinaturas até doações, há várias formas de ser solidário com estes simpáticos animais.

Comece por obter mais informação sobre o assunto. Para tal, a página no Facebook criada pelo movimento de defesa é um bom ponto de partida. Também o vídeo acima o ajuda a compreender este drama.

Assine a petição criada no change.org, que pede o adiamento da construção.

Caso possa contribuir financeiramente para esta causa, os activistas locais encontram-se de momento, em modo crowdfunding, a obter donativos para, legal e judicialmente, darem voz aos cães da pradaria.

Por último, passe a palavra. Partilhe. Estes animais não têm muito mais tempo de vida.

Conheça os Cães da Pradaria

Para quem não conhece bem os cães da pradaria, ou para quem só os viu nas fotos virais que circulam na internet a transbordar de ternura, afecto e carinho entre membros da mesma espécie, é de notar que os cães da pradaria são a espécie animal com a linguagem vocal mais sofisticada alguma vez descodificada pelo homem.

Efectivamente, a linguagem dos cães da pradaria é mais sofisticada que a dos  chimpazés, golfinhos ou orcas. A conclusão foi baseada num estudo efectuado por Con Slobodchikoff, analista de comportamento animal da universidade do Arizona.

Slobodchikoff descobriu que os latidos e divertidos Wehoos (levantamento das patas dianteiras, por vezes acompanhado de salto, seguido de um nítido “WeHoo”), característicos dos cães da pradaria, lhes permitem não só alertar a sua comunidade para determinado tipo de predador, mas também descreve-lo fisicamente no que diz respeito a tamanho, forma e cor.

Estes animais vivem em comunidade, extremamente sociais entre si, com várias famílias a partilhar as mesmas tocas, todas elas devidamente organizadas com quartos, wcs e maternidades claramente definidas.

Por serem dotados de uma gula voraz, foram rapidamente considerados como “pragas” pelos agricultores, que invadiram colonias outrora pertencentes aos cães da pradaria. Tal mentalidade prevalece até aos dias de hoje.

Actualmente, estudos ecológicos consideraram os cães da pradaria uma espécie de extrema importância ecológica.

No reino animal, várias espécies aproveitam as tocas abandonadas pelos cães da pradaria para se refugiarem. Aguias, falcões, raposas, furões, coiotes, entre outros, alimentam-se dos simpáticos animais.

No reino vegetal, as constantes actividades dos cães da pradaria arejam o solo, permitindo maior penetração da água, e as suas fezes, ricas em azoto, são um fertilizante natural que melhora a qualidade do solo, permitindo crescer uma grande quantidade de vegetação diversificada.

Não obstante, estes animais sofrem de uma perseguição contínua. Milhares de cães da pradaria são exterminados por ano e esta espécie, claramente ameaçada, continua a ser vista como uma ameaça.

Várias são as petições para que a lei norte americana mude o estatuto destes animais. Nenhuma, até hoje, teve sucesso.

LP, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.