Os buracos negros afinal não são verdadeiramente negros

Um cientista israelita descobriu que os buracos negros podem não ser totalmente escuros, o que contradiz a ideia de que nada pode escapar desses objetos celestes – reforçando a teoria proposta pelo físico britânico Stephen Hawking há mais de 40 anos.

Vários astrónomos acreditavam que os buracos negros teriam uma força gravitacional tão forte, que nem mesmo a luz poderia escapar depois de passar o horizonte de eventos – também conhecido como ponto de não-retorno.

Em 1974, Stephen Hawking contrariou essa teoria e defendeu que, devido aos efeitos quânticos, os buracos negros não são completamente negros e emitem um tipo de radiação, que ficou conhecida como a “radiação Hawking”.

Segundo Hawking, esta radiação permite aos buracos negros perder mais matéria do que a que ganham, o que faz com que evaporem, encolham e finalmente desapareçam.

No entanto, a quantidade de radiação produzida será tão baixa que, provavelmente, nunca poderá ser observada nos buracos negros reais.

Depois de sete anos de estudo, o físico Jeff Steinhauer, investigador do Instituto Tecnológico de Israel, criou um buraco negro artificial que parece confirmar a existência da “radiação Hawking”.

Para testar a previsão de Hawking, Steinhauer trabalhou com um tipo diferente de buracos negros, feitos de som.

O professor arrefeceu gás hélio a uma temperatura perto do zero absoluto e, em seguida, agitou-o tão rapidamente que se formou uma “barreira” que impede a passagem do som – algo análogo a um buraco negro.

(dr) Nitzan Zohar / Technion University

O professor Steinhauer com a sua máquina que simula um buraco negro

O professor Steinhauer com a sua máquina que simula um buraco negro

Na sua experiência, o investigador descobriu indícios que os fonões, os menores pacotes de energia sonora, estavam a escapar do seu buraco negro sónico exatamente da mesma forma que as equações de Hawking previam a libertação da radiação de Hawking.

O controverso estudo de Steinhauer foi publicado a semana passada na revista Nature Physics, e passará agora pelo processo de revisão pelos pares.

Caso os resultados sejam validados, Steinheimer terá provado que a “radiação Hawking” existe – e que os buracos negros são afinal cinza muito escuros.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, tal como o título indica os buracos afinal não são negros, ou melhor, podem ser de várias cores. Há uns que são escurinhos, outros rosados, outros vermelhinhos e há até amarelados.
    Mas no fundo o que importa não é a cor do buraco, é podermos usufruir dele não é verdade?

RESPONDER

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …