Os buracos negros afinal não são verdadeiramente negros

Um cientista israelita descobriu que os buracos negros podem não ser totalmente escuros, o que contradiz a ideia de que nada pode escapar desses objetos celestes – reforçando a teoria proposta pelo físico britânico Stephen Hawking há mais de 40 anos.

Vários astrónomos acreditavam que os buracos negros teriam uma força gravitacional tão forte, que nem mesmo a luz poderia escapar depois de passar o horizonte de eventos – também conhecido como ponto de não-retorno.

Em 1974, Stephen Hawking contrariou essa teoria e defendeu que, devido aos efeitos quânticos, os buracos negros não são completamente negros e emitem um tipo de radiação, que ficou conhecida como a “radiação Hawking”.

Segundo Hawking, esta radiação permite aos buracos negros perder mais matéria do que a que ganham, o que faz com que evaporem, encolham e finalmente desapareçam.

No entanto, a quantidade de radiação produzida será tão baixa que, provavelmente, nunca poderá ser observada nos buracos negros reais.

Depois de sete anos de estudo, o físico Jeff Steinhauer, investigador do Instituto Tecnológico de Israel, criou um buraco negro artificial que parece confirmar a existência da “radiação Hawking”.

Para testar a previsão de Hawking, Steinhauer trabalhou com um tipo diferente de buracos negros, feitos de som.

O professor arrefeceu gás hélio a uma temperatura perto do zero absoluto e, em seguida, agitou-o tão rapidamente que se formou uma “barreira” que impede a passagem do som – algo análogo a um buraco negro.

(dr) Nitzan Zohar / Technion University

O professor Steinhauer com a sua máquina que simula um buraco negro

O professor Steinhauer com a sua máquina que simula um buraco negro

Na sua experiência, o investigador descobriu indícios que os fonões, os menores pacotes de energia sonora, estavam a escapar do seu buraco negro sónico exatamente da mesma forma que as equações de Hawking previam a libertação da radiação de Hawking.

O controverso estudo de Steinhauer foi publicado a semana passada na revista Nature Physics, e passará agora pelo processo de revisão pelos pares.

Caso os resultados sejam validados, Steinheimer terá provado que a “radiação Hawking” existe – e que os buracos negros são afinal cinza muito escuros.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, tal como o título indica os buracos afinal não são negros, ou melhor, podem ser de várias cores. Há uns que são escurinhos, outros rosados, outros vermelhinhos e há até amarelados.
    Mas no fundo o que importa não é a cor do buraco, é podermos usufruir dele não é verdade?

RESPONDER

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …