Os nossos antepassados eram canibais. Era lucrativo

Descoberto na Gran Dolina de Atapuerca, em Espanha, o Homo antecessor é um dos últimos parentes comuns entre os humanos modernos, os neandertais e os denisovanos.

Considerada a mais antiga espécie de hominídeo da Europa – que viveu há um milhão de anos -, também tem outro registo: ser o primeiro canibal pré-histórico do qual há evidências. Vários estudos baseados nos restos encontrados no sítio de Burgos confirmaram que a carne humana estava na sua dieta.

Agora, uma nova investigação com abordagem pioneira afirma que o consumo dos seus congéneres era muito lucrativo e, além disso, faziam-no com mais frequência do que era esperado.

Os cientistas Jesús Rodríguez, Ana Mateos e Guillermo Zorrilla, do Centro Nacional de Pesquisa em Evolução Humana, acabam de publicar as conclusões na revista Journal of Human Evolution.

O seu trabalho utiliza a abordagem da ecologia do comportamento humano, que é enquadrada pela teoria do forrageamento ótimo, que explica que, enquanto a obtenção de alimentos fornece energia ao caçador-coletor, a busca e a captura requerem energia e tempo que são levados em conta ao agir de uma forma ou de outra. E, com base nessa ideia, praticar o canibalismo foi uma boa ideia para o Homo antecessor.

“Consumir outros humanos do ponto de vista energético não é tão bom como comer um bisonte. No entanto, como elucidamos a recolha de dados de outros estudos, o equilíbrio entre o custo e o benefício do canibalismo é altamente lucrativo“, explicou Jesús Rodríguez à ABC.

Este estudo considera apenas a carne humana como alimento, na mesma altura que outros animais. Os modelos elaborados pela equipa do Cenieh levaram em conta três variáveis: a contribuição calórica de cada presa na dieta, incluindo humanos; a taxa em que esta espécie poderia encontrar os recursos na natureza; e o custo energético da obtenção da presa, seja através da caça ou da limpeza.

“Descobrimos que, apesar de ser um recurso nutricionalmente pobre em comparação com outras presas, a despesa de encontrá-lo era menor. As calorias que o antecessor de Homo gastava na captura compensava com aquelas que obtinha com o consumo, ainda que fossem menos que os de um urso”, disse Rodríguez.

A equipa chegou a essa conclusão depois de analisar os dados de investigações anteriores sobre as descobertas no depósito TD6-2 do Gran Dolina. Lá encontraram os restos de sete indivíduos, com idades entre 4 e 17 anos. Estes fósseis revelaram que tinham sido canibalizados, pois tinham marcas cortadas indicando que estavam sem carne e fraturas compatíveis com ossos esmagados.

Entre as hipóteses iniciais, os investigadores propuseram que o consumo de animais corresponderia à taxa de encontro e à densidade populacional das espécies no ecossistema. Isto é, se os ursos fossem relativamente numerosos, seria mais provável que os humanos os encontrassem e os usassem como alimento. Por outro lado, se as populações de rinocerontes fossem menores, seria difícil encontrá-las.

O Homo antecessor comeu mais humanos do que o esperado, porque encontrou esse recurso alimentar com mais frequência. “Isso pode reforçar a ideia do consumo de indivíduos do seu próprio grupo”, disse Mateos, um grupo de pesquisa Paleofisiología e Ecologia CENIEH. “Mas é apenas uma hipótese, não uma certeza”.

Ainda não se sabe se as populações aproveitaram a morte natural dos seus pares ou se se caçaram umas às outras. “Vários estudos descartaram que foi o consumo pela sobrevivência e não há evidência de comportamento ritual. A hipótese mais aceite é que a carne humana era um recurso alimentar como qualquer outro”, disse Rodriguez.

“Eram caçadores ou oportunistas que aproveitavam o momento?”, interrogam-se os investigadores. O próximo passo poderia ter como objetivo responder às motivações por trás dos nossos ancestrais canibais

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …