Os abelhões são madrugadores (e gostam de começar a trabalhar mais cedo)

Um novo estudo revelou que os abelhões têm maior probabilidade de sair em busca de alimentos na luz baixa do amanhecer.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Exeter usaram RFID – tecnologia semelhante aos pagamentos com cartão contactless – para monitorizar quando abelhas de tamanhos diferentes saíam e voltavam para o ninho. Os abelhões e algumas das mais experientes eram as que tinham maior probabilidade de sair com pouca luz.

O estudo acompanhou o comportamento das abelhas ao longo de cinco dias durante os períodos quentes da estação de floração. Apenas uma pequena proporção de abelhas deixou a colónia ao amanhecer, quando os níveis de luz estavam abaixo de 10 lux.

A visão dos abelhões é má com pouca luz, portanto, voar ao amanhecer ou ao anoitecer aumenta o risco de se perder ou ser comido por um predador. No entanto, as abelhas beneficiam de um tempo extra de colheita com menos competição por pólen ao início da manhã.

“Os abelhões têm olhos maiores do que os seus companheiros de tamanho menor e muitas outras abelhas e, portanto, conseguem ver melhor com pouca luz“, disse a autora principal Katie Hall, da Universidade de Exeter, em comunicado divulgado pelo EurekAlert. “Podemos esperar que todas as abelhas deixem a colónia para colher assim que houver luz suficiente para permitir que voem.

“Na verdade, as colónias parecem regular o início da colheita. Há um equilíbrio de riscos e recompensas com pouca luz – e a maioria das abelhas espera por níveis de luz mais altos quando conseguem ver melhor e voar mais depressa, com menos risco de predadores ou de se perderem e ficarem sem energia”.

Segundo os investigadores, a descoberta de que os abelhões mais experientes têm maior probabilidade de voar com pouca luz sugere que o conhecimento da localização dos alimentos as ajuda a navegar com segurança.

Este estudo foi publicado em maio na revista científica Ecology and Evolution.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …