/

Os ornitorrincos escondem um segredo. Emitem um brilho verde sob luz ultravioleta

1

O ornitorrinco acaba de entrar para o clube muito exclusivo de mamíferos biofluorescentes. Sob luz ultravioleta, este animal apresenta um brilho verde.

Sob uma lâmpada ultravioleta, o ornitorrinco parece ainda mais peculiar, já que apresenta brilho de um tom azul-esverdeado suave em vez do castanho típico que estamos habituados a ver. Os detalhes da descoberta foram publicados na Mammalia no dia 15 de outubro.

A biofluorescência e a bioluminescência são características comuns em fungos, peixes, répteis e anfíbios, mas são muito pouco habituais entre os mamíferos. De acordo com o Science Alert, além dos ornitorrincos, só os gambás e os esquilos voadores possuem esta peculiaridade.

A equipa de cientistas estudou três espécies de ornitorrincos preservados: um feminino e um masculino do Museu de História Natural de Chicago e um masculino do Museu Estadual da Universidade de Nebraska, ambos nos Estados Unidos.

À luz visível, a pele dos três exemplares era tipicamente castanha, mas quando colocados sob luz ultravioleta, os animais pareciam verdes ou azuis.

Os investigadores explicam que o revestimento do ornitorrinco absorve raios UV em comprimentos de onda de 200 a 400 nanómetros, emitindo depois luz visível de 500 a 600 nanómetros, o que o torna fluorescente.

Esta espécie de monotremados é geralmente mais ativa durante o período noturno. Este pormenor torna-se importante nesta investigação já que significa que os animais poderiam ter desenvolvido a sua biofluorescência para se adaptarem a condições de baixa luminosidade.

A amostra analisada neste estudo é muito pequena, pelo que os cientistas aconselham alguma cautela na interpretação dos resultados. Ainda assim, estão certos de que a fluorescência observada não se deve ao facto de as espécies analisadas serem espécies de museu.

ZAP //

1 Comment

  1. De cereteza que este animal não é um dos eleitos nos EUA? Afinal está dentro do seguimento de negros gays ou trans mulheres brancas. Afinal falamos de um mamífero venenoso com bico de pato que brilha no escuro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.