Organizações de caridade italianas financiam o Estado Islâmico

(dr) Dabiq Magazine #9

-

A GAFI, uma comissão internacional de investigação a lavagem de dinheiro, encontrou uma fonte de financiamento imprevista do Estado Islâmico: uma organização de caridade em Itália, para a qual milhares de pessoas na Europa transferiram dinheiro para ajudar crianças sírias.

Estes fundos foram encaminhados para a Turquia e, depois, para os terroristas.

Em Itália, organizar um esquema deste tipo é mais fácil do que em outros países europeus, uma vez que as organizações não-governamentais no país não são obrigadas a contabilizar a movimentação de fundos nas suas contas bancárias.

A GAFI é uma organização intergovernamental fundada em 1989 por iniciativa do G7, para desenvolver políticas de combate à lavagem de dinheiro.

“As informações sobre este caso foram-nos dadas pelas autoridades italianas, um dos primeiros e mais activos membros da GAFI”, disse David Lewis, o secretário-executivo da GAFI, em entrevista à RT.

“Estes dados sugerem que as organizações sem fins lucrativos e de caridade, intencionalmente ou não, poderiam ter participado no financiamento do terrorismo”, acrescenta Lewis.

Milhares de pessoas e entidades de toda a Europa terão transferido dinheiro para a conta num banco italiano de uma organização de caridade, pensando que o dinheiro iria ser doado para ajudar as crianças sírias.

Mas o dinheiro segue para a Turquia, país a partir do qual um recrutador do Estado Islâmico o recolhe e distribuiu por grupos terroristas.

O Estado Islâmico ganha milhões de dólares por dia com o contrabando de petróleo, extorsão e tomada de reféns, o que o torna a mais rica organização terrorista no mundo.

De acordo com a GAFI, nem todos os países estão a tomar as medidas necessárias para bloquear o acesso dos extremistas a esses fundos.

“Muitos países ignoram as medidas necessárias. Aprovaram leis e criaram instituições para combater o terrorismo, mas não se envolvem na implementação efetiva das medidas propostas “, disse Lewis.

“Isto é especialmente verdadeiro quanto ao congelamento de bens”, diz o director-executivo da GAFI. “Descobrimos que dois terços dos países não congelaram os fundos terroristas incluídos na lista da ONU”.

“Podem passar dois dias ou um mês antes que as autoridades tomem qualquer tipo de medida. Durante este tempo, os activos podem desaparecer sem deixar rasto”, explica Lewis.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Todo o ocidente sabe quem está e como é financiado o terrorismo. Sinceramente, o meu marido nestas circunstâncias costuma dizer “…não me façam de candeeiro que me molham as pernas… Eu digo não me atirem poeira para os olhos…Triste mundo onde os nossos políticos consentem que nos matem e depois choram (lágrimas de ácido)sobre as nossas campas….

  2. Pois e é por estas e por outras que eu para ajudar só se for directamente e nunca através de instituições , basta ver quantas nasceram em Portugal nos últimos anos e não mandem areia para os olhos ao dizer que são instituições de voluntariado pois de voluntariado só os voluntários o resto anda a encher os bolsos por trás com a miséria.

  3. TOMA LÁ QUE JÁ ALMOÇASTE. E depois ainda têm a lata de pedir contribuições? Vou fundar uma organização de caridade para ver se me safo. Desta maneira ajudo o próximo ou próximos, a malta que vive cá em casa. Infelizmente estas situações são tão absurdas que parecem brincadeira. Coitados dos que precisam.

  4. A Turquia devia ser banida da UE. Está a ser a causadora do terrorismo na Europa. As Associações todas elas são antros mafiosos.

RESPONDER

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …