Oregon inspira-se em Portugal e descriminaliza a posse de todas as drogas

 

O estado norte-americano do Oregon votou, esta terça-feira, a favor da descriminalização da posse de todas as drogas ilegais, incluindo heroína, cocaína e metanfetaminas.

Assim, o Oregon torna-se o primeiro estado norte-americano a ter uma lei do género, com uma maioria de 59% dos votantes a favor.

Embora tecnicamente não legalize nenhuma droga, a partir do dia 1 de fevereiro do próximo ano, a pena para posse de droga para consumo próprio passa a ser o equivalente legal a uma multa de trânsito. Quem incorrer neste crime tem a opção de pagar 100 dólares ou aceitar ser encaminhado para reabilitação de toxicodependência.

A VICE refere que o Oregon segue experiências semelhantes que surtiram efeito em Portugal, Suíça e muitos outros países.

“Há muitas pessoas que querem ver eliminadas as leis punitivas sobre as drogas, e realmente toda a guerra às drogas”, disse Matt Sutton, porta-voz da Drug Policy Alliance, que organizou a campanha para este nova lei. “Isto mostra que é 100% possível que possamos fazer isso”.

Esta legislação aplica-se apenas a quem for apanhado com uma pequena quantidade de droga para consumo recreativo. Aqueles que forem apanhados com uma maior quantidade, nomeadamente para tráfico, continua a enfrentar pena de prisão

Esta nova medida vai usar cerca de 100 milhões de dólares da receita tributária da venda legal de marijuana no Oregon para expandir os serviços sociais para consumidores de drogas.

“Vai permitir que as pessoas obtenham os serviços de que precisam sem medo de serem presas. Vai mudar a forma como as pessoas que não usam drogas pensam sobre o seu uso. Isto vai-nos permitir mudar para um sistema baseado na saúde e, esperançosamente, ser um modelo para outros lugares. Temos a oportunidade de mostrar ao resto do país que é assim que deve ser”, disse Haven Wheelock, que trabalha na assistência social relacionada com estupefacientes numa organização sem fins lucrativos.

Pelo menos 25 países introduziram alguma forma de descriminalização de drogas, mas Portugal é talvez o exemplo mais conhecido.

O país decretou uma ampla descriminalização em 2001 e viu novas infeções por HIV e mortes por overdose baixarem significativamente nos anos seguintes. As taxas gerais de uso de drogas no país caíram nos primeiros 15 anos, e agora acompanham aproximadamente as do resto da Europa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS envolvido no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …