Ordenados acima da lei, más condições e assédio sexual sob investigação em três IPSS

As contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal, e da Arrisca, nos Açores, estão sob a investigação das autoridades.

No Seixal e nos Açores duas instituições estão a ser alvo de investigações pelas autoridades, revelam a SIC e a Sábado.

A investigação da SIC revela que a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal foi alvo de um processo e de uma auditoria por parte da Segurança Social. Este organismo está então a investigar todas as contas, serviços e procedimentos da instituição, depois de terem recebido uma denúncia anónima.

Uma das suspeitas a ser investigada está relacionada com vagas clandestinas no lar, que envolvem o pagamento de mensalidades fictícias em donativos.

Quanto à IPSS dos Açores, a Arrisca, em causa estará o facto de a ex-presidente da Associação receber mais de 4 mil euros por mês enquanto estava à frente da instituição, ordenado que foi censurado na sequência de uma auditoria da Secretaria Regional de Saúde, em fevereiro de 2016.

A Secretaria fez uma auditoria à Arrisca e concluiu que o ordenado da presidente Suzete Frias era de 4,067 euros. Este ordenado foi censurado, uma vez que ultrapassava o limite máximo de 1,676 euros estabelecido no Estatuto das IPSS.

O PSD/ Açores fez saber que vai levar, em resposta às informações divulgadas, uma proposta de demissão da diretora ao Parlamento Regional.

“Está em causa uma verba que excede largamente os valores praticados, quer na administração pública quer em IPSS, para idênticas funções de técnico superior na área de psicologia. Quem gere apoios públicos desta forma abusiva e em benefício pessoal, como fez a dra. Suzete Frias enquanto presidente da Arrisca, não pode continuar a merecer confiança política para administrar dinheiros públicos”, defendeu Mónica Seidi, do PSD/Açores, numa nota enviada pelo partido.

A Associação, por sua vez, defendeu-se alegando que todos os dirigentes da instituição, “designadamente” a anterior presidente Suzete Frias, “sempre deram o melhor de si, com sacrifício muitas das vezes das suas vidas pessoais, a favor dos desconsiderados e excluídos da sociedade”.

Casa da Caridade investigada por irregularidades e assédio sexual

Os funcionários da Casa da Caridade da Nossa Senhora da Conceição, em Ponte de Lima, denuncia as más condições da instituição e maus tratos aos funcionários.

Chove tanto dentro como fora. Temos paredes envelhecidas e nenhum calor humano”, começam por denunciar assim a falta de condições. À humidade juntam-se os ratos e baratas, assim como a falta de comida para os 76 utentes da instituição.

Estes relatos foram entregues, através de uma carta, ao presidente da assembleia geral daquela instituição, Pedro Saraiva, que, por sua vez, fez seguir o caso para o Ministério Público. “Deparando-me com os factos, decidi fazer uma participação. O processo está em fase de inquérito”, explicou ao Correio da Manhã.

Na mesma carta, os funcionários acusaram Aníbal Varela, presidente da Casa da Caridade, de assédio sexual.

Aníbal defende-se com a consciência tranquila. “Não vejo onde chova, até porque temos um telhado novo. Quanto às baratas e ratos, não sei onde foram buscar essa informação”. Relativamente ao caso de assédio, o presidente afirma que tudo será esclarecido.

A Segurança Social já abriu um processo de averiguações à Casa da Caridade, tendo já realizado uma diligência no terreno no passado dia 9.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …