Ordenados acima da lei, más condições e assédio sexual sob investigação em três IPSS

As contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal, e da Arrisca, nos Açores, estão sob a investigação das autoridades.

No Seixal e nos Açores duas instituições estão a ser alvo de investigações pelas autoridades, revelam a SIC e a Sábado.

A investigação da SIC revela que a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal foi alvo de um processo e de uma auditoria por parte da Segurança Social. Este organismo está então a investigar todas as contas, serviços e procedimentos da instituição, depois de terem recebido uma denúncia anónima.

Uma das suspeitas a ser investigada está relacionada com vagas clandestinas no lar, que envolvem o pagamento de mensalidades fictícias em donativos.

Quanto à IPSS dos Açores, a Arrisca, em causa estará o facto de a ex-presidente da Associação receber mais de 4 mil euros por mês enquanto estava à frente da instituição, ordenado que foi censurado na sequência de uma auditoria da Secretaria Regional de Saúde, em fevereiro de 2016.

A Secretaria fez uma auditoria à Arrisca e concluiu que o ordenado da presidente Suzete Frias era de 4,067 euros. Este ordenado foi censurado, uma vez que ultrapassava o limite máximo de 1,676 euros estabelecido no Estatuto das IPSS.

O PSD/ Açores fez saber que vai levar, em resposta às informações divulgadas, uma proposta de demissão da diretora ao Parlamento Regional.

“Está em causa uma verba que excede largamente os valores praticados, quer na administração pública quer em IPSS, para idênticas funções de técnico superior na área de psicologia. Quem gere apoios públicos desta forma abusiva e em benefício pessoal, como fez a dra. Suzete Frias enquanto presidente da Arrisca, não pode continuar a merecer confiança política para administrar dinheiros públicos”, defendeu Mónica Seidi, do PSD/Açores, numa nota enviada pelo partido.

A Associação, por sua vez, defendeu-se alegando que todos os dirigentes da instituição, “designadamente” a anterior presidente Suzete Frias, “sempre deram o melhor de si, com sacrifício muitas das vezes das suas vidas pessoais, a favor dos desconsiderados e excluídos da sociedade”.

Casa da Caridade investigada por irregularidades e assédio sexual

Os funcionários da Casa da Caridade da Nossa Senhora da Conceição, em Ponte de Lima, denuncia as más condições da instituição e maus tratos aos funcionários.

Chove tanto dentro como fora. Temos paredes envelhecidas e nenhum calor humano”, começam por denunciar assim a falta de condições. À humidade juntam-se os ratos e baratas, assim como a falta de comida para os 76 utentes da instituição.

Estes relatos foram entregues, através de uma carta, ao presidente da assembleia geral daquela instituição, Pedro Saraiva, que, por sua vez, fez seguir o caso para o Ministério Público. “Deparando-me com os factos, decidi fazer uma participação. O processo está em fase de inquérito”, explicou ao Correio da Manhã.

Na mesma carta, os funcionários acusaram Aníbal Varela, presidente da Casa da Caridade, de assédio sexual.

Aníbal defende-se com a consciência tranquila. “Não vejo onde chova, até porque temos um telhado novo. Quanto às baratas e ratos, não sei onde foram buscar essa informação”. Relativamente ao caso de assédio, o presidente afirma que tudo será esclarecido.

A Segurança Social já abriu um processo de averiguações à Casa da Caridade, tendo já realizado uma diligência no terreno no passado dia 9.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …