Ordenados acima da lei, más condições e assédio sexual sob investigação em três IPSS

As contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal, e da Arrisca, nos Açores, estão sob a investigação das autoridades.

No Seixal e nos Açores duas instituições estão a ser alvo de investigações pelas autoridades, revelam a SIC e a Sábado.

A investigação da SIC revela que a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal foi alvo de um processo e de uma auditoria por parte da Segurança Social. Este organismo está então a investigar todas as contas, serviços e procedimentos da instituição, depois de terem recebido uma denúncia anónima.

Uma das suspeitas a ser investigada está relacionada com vagas clandestinas no lar, que envolvem o pagamento de mensalidades fictícias em donativos.

Quanto à IPSS dos Açores, a Arrisca, em causa estará o facto de a ex-presidente da Associação receber mais de 4 mil euros por mês enquanto estava à frente da instituição, ordenado que foi censurado na sequência de uma auditoria da Secretaria Regional de Saúde, em fevereiro de 2016.

A Secretaria fez uma auditoria à Arrisca e concluiu que o ordenado da presidente Suzete Frias era de 4,067 euros. Este ordenado foi censurado, uma vez que ultrapassava o limite máximo de 1,676 euros estabelecido no Estatuto das IPSS.

O PSD/ Açores fez saber que vai levar, em resposta às informações divulgadas, uma proposta de demissão da diretora ao Parlamento Regional.

“Está em causa uma verba que excede largamente os valores praticados, quer na administração pública quer em IPSS, para idênticas funções de técnico superior na área de psicologia. Quem gere apoios públicos desta forma abusiva e em benefício pessoal, como fez a dra. Suzete Frias enquanto presidente da Arrisca, não pode continuar a merecer confiança política para administrar dinheiros públicos”, defendeu Mónica Seidi, do PSD/Açores, numa nota enviada pelo partido.

A Associação, por sua vez, defendeu-se alegando que todos os dirigentes da instituição, “designadamente” a anterior presidente Suzete Frias, “sempre deram o melhor de si, com sacrifício muitas das vezes das suas vidas pessoais, a favor dos desconsiderados e excluídos da sociedade”.

Casa da Caridade investigada por irregularidades e assédio sexual

Os funcionários da Casa da Caridade da Nossa Senhora da Conceição, em Ponte de Lima, denuncia as más condições da instituição e maus tratos aos funcionários.

Chove tanto dentro como fora. Temos paredes envelhecidas e nenhum calor humano”, começam por denunciar assim a falta de condições. À humidade juntam-se os ratos e baratas, assim como a falta de comida para os 76 utentes da instituição.

Estes relatos foram entregues, através de uma carta, ao presidente da assembleia geral daquela instituição, Pedro Saraiva, que, por sua vez, fez seguir o caso para o Ministério Público. “Deparando-me com os factos, decidi fazer uma participação. O processo está em fase de inquérito”, explicou ao Correio da Manhã.

Na mesma carta, os funcionários acusaram Aníbal Varela, presidente da Casa da Caridade, de assédio sexual.

Aníbal defende-se com a consciência tranquila. “Não vejo onde chova, até porque temos um telhado novo. Quanto às baratas e ratos, não sei onde foram buscar essa informação”. Relativamente ao caso de assédio, o presidente afirma que tudo será esclarecido.

A Segurança Social já abriu um processo de averiguações à Casa da Caridade, tendo já realizado uma diligência no terreno no passado dia 9.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …