Ordem dos Médicos recusa qualquer participação no processo da eutanásia

Miguel Guimarães / Facebook

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos enviou uma carta ao presidente da Assembleia da República na qual informa que se recusará a participar no processo da instituição de eutanásia.

Segundo a edição desta sexta-feira do jornal Público, o Conselho Nacional da Ordem dos Médicos enviou uma carta ao presidente da Assembleia da República e ao presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, com conhecimento ao Presidente da República, na qual informa que se recusará a participar em qualquer fase do processo da instituição de eutanásia.

“O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos INFORMA Vossas Excelências que se recusará a indicar ou nomear médico(s) para qualquer comissão que a legislação preveja e/ou a praticar qualquer tipo de ato do qual resulte uma colaboração e/ou participação, direta ou indireta, da Ordem dos Médicos em procedimentos preparatórios e/ou de execução de atos de ‘antecipação da morte a pedido'”, lê-se.

A posição da Ordem dos Médicos é justificada por se tratar de uma “matéria com a relevância jurídico-constitucional e ético-deontológica de inegável dimensão, a bem da transparência das relações institucionais com os órgãos de soberania”.

Na missiva, a OM lembra ainda que os projetos de lei já aprovados na generalidade prevêem a constituição de uma comissão, em que participaria a Ordem dos Médicos, à qual compete em particular a “emissão do parecer final que poderá determinar a provocação da morte de uma pessoa”.

Isso faria com que, na prática, a Ordem estivesse “a participar e intervir num procedimento administrativo que poderá terminar com a prática de um ato – eutanásia ou suicídio assistido – que a Ordem dos Médicos considera não poder ter lugar na prática médica segundo as leges artis e a ética e a deontologia médicas, contribuindo, assim, dessa forma, para que sejam violadas as normas constitucionais, legais e regulamentares”.

A carta da Ordem dos Médicos foi recebida esta quarta-feira por Ferro Rodrigues, no mesmo dia em que foi entregue uma petição da Federação Portuguesa pela Vida com 95.287 assinaturas, pedindo a realização de um referendo sobre a despenalização da morte a pedido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os que nos querem deixar todos ignorantes. A actual direção da ordem dos médicos é uma barreira para o avanço em filosofia médica, poderiam ser conservadores e progressistas, mas infelizmente são conservadores e reaccionários. Lembro-me de a ordem dos médicos franceses nos anos 80 ter tentado de impor uma exclusão da ordem ao falecido Prof. Léon Schwartzenberg uma das referência em oncologia nesses tempos em França, por causa da sua posição ao favor da morte assistida. O que sucedeu é que o Prof. Léon Schwartzenberg explicou a sua posição como especialista de tratador de seres humanos em estado terminal, e alguns anos mais tarde, uma vez que os dirigentes caraças no poder da ordem dos médicos passaram a mão por óbito um pós outro, a ordem dos médicos aprovou as suas ideais. Lembra-me de enfermeiras ter tido 1 aula magistral dessa sumidade em oncologia francesa sobre a “eutanásia” e que durante 3 horas numa palestra profunda concisa nunca pronunciou a tal palavra “eutanásia”. A diferença entre as pessoas que querem progredir com a filosofia da vida, do bem estar das pessoas e das liberdades, e os que querem pararam nesse imobilismo estúpido, é que os progressistas fazem-no a pensar nos outros enquanto os imobolistas fazem-no a pensar em si próprio.

RESPONDER

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …