Com os olhos postos no orçamento suplementar, BE quer reforçar SNS

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Catarina Martins defendeu um orçamento suplementar que reforce a Saúde. Depois de uma reunião com especialistas, o Bloco de Esquerda desenhou um pacote de propostas que resulta em mais contratações, articulação com lares e horários alargados.

Esta terça-feira, Catarina Martins esteve reunida com especialistas em saúde para definir as próximas medidas do Bloco de Esquerda nesta área. Mais contratações, uma nova articulação com os lares e uma maior autonomia para os hospitais foram algumas das ideias que saíram desta reunião.

Mais tarde, em conferência de imprensa, a bloquista apresentou o “manifesto pela Saúde” do Bloco de Esquerda, que começa pela exigência do reforço do Orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a constar já deste orçamento suplementar e também no próximo Orçamento do Estado.

Segundo o Expresso, a contratação definitiva dos 2.300 profissionais chamados a ajudar temporariamente e a contratação dos 8.400 que já estavam previstos no atual Orçamento do Estado são outras das reivindicações do partido.

Para o Bloco, o SNS não pode ser “descapitalizado”: “Seria um erro que o orçamento suplementar fosse entregue aos privados.”

O partido propõe ainda a criação de uma rede dedicada à covid-19 e uma ampliação dos horários de atendimento. Outras reivindicações têm a ver com implementações de leis que já existem, como a lei de bases da saúde: o BE quer que se ponha em marcha a questão da exclusividade das carreiras no SNS.

Em relação aos lares de idosos, o partido de Catarina Martins reclama que haja uma maior articulação entre estes e os centros de saúde, que devem contar com mais meios de análise e diagnóstico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …