OE2023: Orçamento não compensa perda do poder de compra

2

Miguel A. Lopes / Lusa

O deputado do PSD, Duarte Pacheco.

Duarte Pacheco afirma que, apesar de as receitas subirem bastante, a compensação não é suficiente para que as pessoas não percam poder de compra.

O deputado do PSD Duarte Pacheco afirmou esta sexta-feira que o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) não compensa a perda de poder de compra, esperando que o “rolo compressor” da maioria não se faça sentir no debate da proposta.

“Apesar de as receitas subirem bastante, a compensação não é suficiente para que as pessoas não percam poder de compra“, disse Duarte Pacheco em declarações aos jornalistas após a audição do ministro das Finanças, Fernando Medina, na comissão de Orçamento e Finanças (COF) sobre o OE2023.

Apontando concretamente o caso dos pensionistas, o deputado social-democrata, lembrou que a lei [de atualização das pensões] “era clara no sentido de o aumento ter de compensar a inflação do ano anterior”, considerando que na audição desta sexta-feira o ministro “não teve coragem para desmentir que há uma perda de rendimentos dos pensionistas com a proposta do Orçamento em cima da mesa”.

Duarte Pacheco aponta agora para a fase de debate – na generalidade e na especialidade — onde se verá se “há espaço para corrigir essa situação”.

“E espaço significa se o rolo compressor da maioria não se aplica ou se, pelo contrário, vai aplicar-se e as pessoas vão perder poder de compra no próximo ano”, afirmou o deputado.

A proposta orçamental vai ser debatida na generalidade no parlamento nos próximos dias 26 e 27, sendo a votação final global do diploma a 25 de novembro.

A apreciação em comissão na especialidade começa em 28 de outubro, com as audições dos vários ministros e de outras entidades, e o prazo limite para a apresentação de propostas de alteração é 11 de novembro às 18h 00.

A discussão do documento na especialidade em plenário arranca a 21 de novembro estendendo-se por toda a semana, com debate de manhã e votações à tarde, como habitualmente.

// Lusa

2 Comments

  1. Logo este homem bem marcado com a política do aguenta, aguenta, que tudo se roubava, tudo tiravam aos portugueses , é o escolhido para falar em nome do PSD, haja decoro e bom senso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.