Oposição venceu legislativas com maioria absoluta em São Tomé

Nuno Veiga / Lusa

O vice-presidente do MLSTP – PSD, Osvaldo Vaz

O vice-presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD) Osvaldo Vaz declarou esta segunda-feira que “a oposição ganhou as eleições” legislativas de domingo com maioria absoluta.

“Queria informar que a oposição ganhou as eleições em São Tomé e Príncipe”, disse hoje o responsável do maior partido da oposição no país, quando ainda não foram divulgados os resultados oficiais das eleições legislativas e autárquicas e regional do Príncipe, que decorreram neste domingo.

Segundo dados recolhidos pelo partido junto dos seus representantes nas mesas eleitorais, o MLSTP-PSD obteve 23 mandatos (de 55 na Assembleia Nacional) e a coligação PCD-MDFM-UDD conseguiu cinco lugares no parlamento.

“A oposição é maioria absoluta“, afirmou Osvaldo Vaz.

Caso se coliguem, os dois movimentos asseguram um total de 28 deputados, garantindo a maioria absoluta, o que permitirá formar Governo. Responsáveis do MLSTP-PSD e da coligação reúnem-se esta manhã na capital são-tomense.

ADI reconhece mau resultado

O líder da Ação Democrática Independente, no poder em São Tomé e Príncipe, reconheceu esta segunda-feira “um mau resultado” do seu partido nas legislativas de domingo e referiu que “está em aberto” a possibilidade de continuar a governar o país.

“Está claro que à luz dos resultados provisórios, o ADI perdeu a maioria absoluta. Por conseguinte, teve nestas eleições um mau resultado”, afirmou o primeiro-ministro cessante, Patrice Trovoada, na sede do partido, na capital são-tomense.

O presidente do partido ADI recordou que “o processo ainda está em curso para o apuramento final dos resultados”, numa altura em que ainda se aguarda o anúncio oficial dos resultados por parte da Comissão Eleitoral Nacional, e que é agora esperado para o final da manhã de hoje.

“Está tudo em aberto, nomeadamente a possibilidade de o ADI continuar a governar São Tomé e Príncipe”, referiu.

Questionado sobre qual o cenário em que admite continuar a liderar um executivo, Trovoada afirmou que “a governação só será possível com coligações, entendimentos”.

“No caso do ADI, com uma aliança com o movimento de Caué”, distrito no sul do país onde foram eleitos dois deputados independentes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …