Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Allard Mosk / Matthias Kuhmayer

Feixe de luz passa por um meio desordenado e projeta a mesma imagem no detetor que seria identificada sem o meio

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz “indestrutíveis” que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos.

Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da Universidade Técnica de Viena, na Áustria, conseguiram criar ondas de luz capazes de penetrar materiais opacos.

Estes feixes de luz “indestrutíveis” praticamente não se alteram quando atravessam um meio, só atenuam, mantendo-se “invariantes à dispersão”.



De acordo com o EurekAlert, as ondas de luz podem ser formadas por inúmeras formas diferentes. Cada um destes padrões de onda de luz “muda e desvia-se de uma maneira muito específica, quando é enviado através de um meio desordenado”, explicou Stefan Rotter, do Instituto de Física Teórica da Universidade Técnica de Viena.

Para criar ondas de luz que penetram em materiais opacos, é necessário, em primeiro lugar, caracterizar com precisão o material que se deseja observar.

A equipa usou uma camada de pó de óxido de zinco opaco para analisar a forma como a luz é dispersada por este material e o que teria acontecido se a poeira não existisse.

“Como conseguimos mostrar, existe uma classe muito específica de ondas de luz, que são os modos invariantes de dispersão da luz, que produzem exatamente o mesmo padrão de onda no detetor, independentemente se a onda de luz foi enviada através do ar ou se tinha que penetrar na complicada camada de óxido de zinco”, detalhou Rotter.

Nesta experiência, os cientistas observaram que o óxido de zinco não altera a forma destas ondas de luz, só as enfraquece.

Estas descobertas podem ser muito úteis em experiências biológicas, nomeadamente na introdução de luz em pontos muito específicos para observar o interior das células. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Photonics.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho

Treinador português vai liderar a Roma e pretenderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, tal como …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …