Ondas de calor deste verão causaram 1500 mortos em França

Ian Langsdon / EPA

Ainda assim, a ministra francesa da Saúde diz que os óbitos associados às temperaturas extremas em junho e julho foram “dez vezes inferiores à onda de calor registada em 2003”.

As duas ondas de calor que atingiram França durante este verão, nos meses de junho e julho, causaram a morte de 1500 pessoas no país, anunciou a ministra da Saúde francesa, Agnès Buzyn.

De acordo com a governante, os óbitos associados às temperaturas extremas em junho e julho foram ainda assim “dez vezes inferiores à onda de calor registada em 2003″.

Face a estes números, Agnès Buzyn realçou a importância das medidas preventivas anunciadas pelo Governo gaulês durante as duas ondas de calor excecionais, após o elevado número de mortes registadas há 16 anos. Entre elas, a ministra solicitou a transmissão nas antenas de televisão e rádio de anúncios a lembrar dicas de prevenção para minimizar os efeitos do calor extremo.

Segundo o Expresso, a ministra realçou ainda que as duas ondas de calor registadas este ano tiveram a duração de 18 dias, enquanto a única onda de calor de 2003 prolongou-se durante mais de 20 dias, tendo atingido sobretudo a região de Paris.

Durante as ondas de calor que atingiram este verão a Europa Ocidental, os termómetros assinalaram no sul de França a temperatura recorde de 46 graus a 28 de junho. No final de julho, foi uma massa de ar quente e seco que conduziu ao excecional aumento das temperaturas em todo o país, com o alerta vermelho e laranja a abranger várias regiões.

A falta de precipitação e o calor extremo pioraram a situação, tendo causado fortes prejuízos na agricultura de França.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …