/

Ondas de azul elétrico surpreendem Califórnia

Uma deslumbrante “onda” de azul elétrico encheu de cor as praias de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos.

De acordo com a BBC, este fenómeno, conhecido como “maré vermelha”, é produzido por algas e já não era registado desde 2013 no Estado norte-americano.

De dia, a água ganha um tom avermelhado mas, ao anoitecer, as algas irradiam um brilho azulado ao serem agitadas por movimentos como, por exemplo, a agitação das ondas.

No site oficial, o Instituto Scripps de Oceanografia da Califórnia afirma que as marés vermelhas são imprevisíveis e que não há como estimar a duração do fenómeno. Outros episódios destes tiveram durações variadas, entre uma semana a um mês ou mais.

As algas que provocam este fenómeno, conhecidas como dinoflagelados, não estão na lista das “mais tóxicas”, no entanto, os cientistas alertam que algumas pessoas podem ser sensíveis e, por isso, sugerem que se mantenha alguma distância destes organismos.

O espetáculo de luzes bioluminescentes, ou seja, produzidas e emitidas por um organismo vivo, levaram os moradores a correr até às praias para registar o fenómeno, que também já aconteceu noutras partes do mundo.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.