Onda de calor na Índia é tão forte que está a derreter o alcatrão das estradas

A Índia está a enfrentar uma vaga de calor tão forte, com os termómetros a ultrapassar os 50ºC em algumas regiões, que até o alcatrão das estradas não resiste.

A onda de calor registada nos últimos dias na Índia está a provocar graves problemas entre a população, com muitos casos de desidratação e ataques cardíacos, escreve o Independent.

Além dos cortes generalizados da energia, até uma tarefa tão simples como atravessar a rua está a causar grandes entraves aos indianos.

Os termómetros estão a atingir temperaturas tão altas, entre os 40ºC e os 50ºC, que o próprio alcatrão das estradas está a derreter.

Prova dessa dificuldade é o vídeo divulgado pela NDTV que mostra um dos habitantes a ficar com os sapatos presos na estrada enquanto tenta andar na rua.

Na sexta-feira passada, as temperaturas em algumas regiões oeste da Índia excederam os 50ºC.

O recorde aconteceu na cidade de Phalodi, em Rajasthan, com uma temperatura máxima de 51ºC, um valor que ultrapassou o anterior recorde de 50,6ºC, na cidade de Alwar, no ano de 1956.

“Estamos a rezar aos deuses para que venha uma monção e as pessoas possam ter algum alívio. Nós nem sequer conseguimos fazer as nossas tarefas diárias corretamente”, diz o morador Neeraj Kumar Said, citado pelo jornal.

De acordo com a agência The Times of India, citada pela Sputnik News, um camelo arrancou a cabeça do seu dono depois de este o ter deixado todo o dia sob um calor intenso.

O dono do animal só se lembrou durante a tarde que o tinha deixado preso e, quando o tentou desatar, foi imediatamente atacado.

Testemunhas contam que o camelo agarrou o homem pelo pescoço, levantou-o no ar e atirou-o para o chão, acabando por arrancar a sua cabeça. Foram precisas seis horas para acalmar o animal.

O episódio aconteceu no distrito indiano de Barmer, numa altura em que estavam 43ºC.

 ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Precisamos é de camelos desses em Portugal em vez dos cidadãos que temos, se bem que a maioria dos Portugueses nem podem ser chamados de camelos porque os camelos são garantidamente mais astutos e reativos. O camelo sente que está a ser repudiado, negligenciado e maltratado o que faz, arranca a cabeça ao tratador! Nós estamos à décadas a ser roubados, enganados, a sermos feitos de palhaços com “os senhores” a roubar à frente do nosso nariz, a ser-mos literalmente escravizados com impostos e os bandidos sempre a roubar-nos cada vez mais. A nós exigem-nos uma carga fiscal avassaladora e eles a roubar e a desviar dinheiro pra offshores e bla bla bla. O que a maioria de nós faz??!?? Vai pra rua contente nas próximas eleições com bandeiras na mão e gritar “Viva o partido da pqp…”, sim porque o meu partido é o maior… Rebanho de anémonas, cambada de acéfalos …

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …