OMS recomenda proibição de cigarros electrónicos em espaços públicos fechados

Monica Grigsby / Flickr

-

A Organização Mundial de Saúde considera que o vapor libertado pelos cigarros electrónicos aumenta o nível de substâncias tóxicas presentes no ar.

A Organização Mundial de Saúde recomenda num parecer emitido recentemente a proibição dos cigarros electrónicos em espaços públicos fechados.

A entidade aconselha ainda um maior controlo sobre a publicidade a estes produtos e que a sua venda seja impedida a menores de idade.

Na base desta posição estão estudos citados pela OMS, que demonstram que o vapor libertado pelos cigarros electrónicos (também conhecidos como e-cigarros) não contém apenas vapor de água, como anunciam os fabricantes, mas inclui componentes que aumentam o nível de partículas, de substâncias tóxicas e de nicotina no ar.

Em ambientes fechados, o organismo humano fica mais exposto a essas substâncias, que podem ser prejudiciais à saúde, diz a DECO.

A OMS também aconselha os consumidores a evitarem os cigarros electrónicos enquanto houver um desconhecimento sobre os seus efeitos negativos, principalmente nos adolescentes e nas mulheres grávidas.

Segundo a organização, são necessários mais estudos que comprovem a sua eficácia como produto para deixar de fumar.

Por existirem ainda muitas dúvidas sobre os riscos associados aos e-cigarros, a Comissão Europeia aprovou, no passado mês de março, um conjunto de regras que restringem a sua comercialização.

Porém, essa directiva não harmoniza as normas em relação aos ambientes sem fumo de tabaco, deixando aos Estados-membros o papel de regulamentar tais matérias na sua jurisdição.

Continua assim a existir um vazio legal sobre a utilização dos cigarros electrónicos em espaços fechados.

ZAP / DECO

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …